O que é furto semovente?

Perguntado por: amonteiro8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

De acordo com a norma, se enquadra nesse tipo de delito "adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito ou vender, com a finalidade de produção ou de comercialização, semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes, que deve saber ser produto de crime".

O abigeato (furto de animais) se tornou uma preocupação cada vez maior entre os pecuaristas brasileiros nos últimos anos. O crime não se limita apenas ao furto de bovinos, mas também de caprinos, suínos, equinos, entre outros animais.

Na nossa legislação penal, o animal é tratado como um bem móvel para fins de crime contra o patrimônio. Logo, a subtração de um animal de estimação se equipara ao furto de qualquer outro bem.

Semoventes é a definição dada pelo Direito aos animais de bando (como bovinos, ovinos, suínos, caprinos, equinos, etc.) que constituem patrimônio.

PROVA DE PROPRIEDADE DOS SEMOVENTES PENHORADOS. É do terceiro embargante o ônus de produzir prova de que os semoventes penhorados são de sua propriedade. Nota fiscal de produtor com data de compra posterior à penhora é inservível para comprovar a propriedade.

Qual é a diferença entre furto simples e qualificado? De uma forma geral, no furto simples não há nenhum vestígio da ação do criminoso. Enquanto que, no furto qualificado, ocorre o rompimento de algum obstáculo que protege o bem ou valor, inclusive com o uso da força, para efetuar o furto.

A principal diferença entre furto e roubo é o uso de violência. No furto, os itens são levados sem qualquer tipo de agressão ou hostilidade. Já quando ocorre ameaça, ataque ou intimidação é caracterizado o roubo. Vale lembrar, entretanto, que nem toda violência é física.

Roubo e furto são crimes contra o patrimônio. Furto é crime menos grave, pois não há violência Ex. Bater carteira. Roubo ocorre com ameaça e violência.

O crime de furto de gado passará a ser penalizado com reclusão de 2 a 5 anos. Hoje a pena para esse crime é de 1 a 4 anos, com multa. O texto aprovado prevê a aplicação da pena ao crime de furto de qualquer animal domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local do furto.

Grande parte dos roubos de gado estão relacionados a casos de funcionários que facilitam a ação, a falsos caseiros que lesam os fazendeiros e até mesmo a gangues que acabam sumindo com um grande número de animais. Portanto, para evitar esses riscos, é necessário ficar atento às boas práticas.

Manter um cachorro ou gato desprotegido contra o sol, chuva ou frio é um dos crimes de maus-tratos mais comuns por aí, mas que pouca gente sabe.

E esse crime se chama apropriação de coisa achada, estando previsto no artigo 169, parágrafo único, inciso II do Código Penal: Art. 169. Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Recentemente uma onda de roubos de cachorros e gatos nas grandes cidades estão aterrorizando os tutores destes animais. Porém na legislação roubar animais domésticos é um crime como roubar um objeto, onde a pena para o autor é banal.

Bens móveis – São os que, sem deterioração na substância ou na forma, podem ser transportados de um lugar para outro, por força própria (animais) ou estranha (coisas inanimadas) Semoventes – São os animais... considerados como móveis por terem movimento próprio, daí serem semoventes....

Assim, entende-se como semovente domesticável de produção, um animal não selvagem destinado à produção pecuária de alimentos, a exemplo do que ocorre com os bovinos, suínos, ovinos, equinos, bufalinos,...ou de comercialização, semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes, que deve saber ...

1 resposta. São,respectivamente, os que podem ser transportados por movimento próprio ou removidos por força alheia (ex.: um carro, um vaso), os animais e os que não podem ser transportados sem alteração de sua substância (ex.: um apartamento).