O que é função poética exemplos?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

preocupação com a forma do texto, subvertendo sua lógica; não deve ser confundida com a função emotiva, em que há uma preocupação em transmitir emoções e sentimentos do autor; busca da criatividade artística em sua forma de expressão; escrita inusitada, pouco convencional, com uso de figuras de linguagem.

Como o próprio nome sugere, a função emotiva é sempre introduzida em textos carregados de sentimentos, como cartas de amor, poesias, descrições em primeira pessoa, versos ou frases que revelam o mundo interior e as questões do eu. A função desse tipo de linguagem é justamente emocionar.

A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, e muitas vezes é confundida com a função emotiva. Lembre-se que na função poética, o mais importante é a mensagem em si.

O que é linguagem poética
Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.

Alguns exemplos do uso da função referencial que podem ser encontrados em nosso cotidiano são as notícias de jornal, os materiais didáticos e os textos científicos, já que todos eles prezam pela informação a ser transmitida e procuram realizar essa transmissão de modo objetivo.

  • Linguagem visual. A linguagem visual pretende comunicar com os receptores da mensagem por meio de imagens. ...
  • Linguagem corporal. Fique atento com a sua linguagem corporal, que é um exemplo de linguagem não verbal, pois determinados movimentos e posturas podem denunciar a sua intenção. ...
  • Linguagem oral.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

O texto poético apresenta-se em versos e estes agrupam-se, muitas vezes, em estrofes. De acordo com o número de versos, as estrofes classificam-se em: monóstico, dístico, terceto, quadra, quintilha, sextilha, sétima, oitava, nona e décima. A correspondência de sons entre as sílabas finais dos versos denomina-se rima.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

A função conativa ou apelativa é utilizada em diferentes situações comunicativas que são direcionadas diretamente ao interlocutor. "Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!"

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.

Característica da função conativa
Como apresentado, a presença da função conativa é persuadir e convencer o interlocutor sobre algum assunto ou a fazer alguma coisa. A característica linguística que aponta isso é o uso dos verbos no imperativo e do vocativo, além de pronomes na segunda pessoa ( tu, vós, você, vocês ).

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.