O que é função mock?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A mock function é capaz de registrar informações sobre quantas vezes foi chamada, com quais argumentos e o valor que retornou. Ela é útil para simular comportamentos específicos de funções que podem ser difíceis ou impossíveis de testar em um ambiente real. Por exemplo, podemos usar jest.

Objetos mock, objetos simulados ou simplesmente mock (do inglês mock object) em desenvolvimento de software são objetos que simulam o comportamento de objetos reais de forma controlada. São normalmente criados para testar o comportamento de outros objetos.

Um mock é basicamente um objeto simulado aonde você pode controlar certos aspectos dele com o intuito de testar um comportamento específico dele próprio ou de outro que dependa dele. Imagine que você quer testar se um método de “Salvar” está fazendo tudo que deveria na ordem correta com as devidas validações.

Criando mocks
Você pode se registrar utilizando o seu e-mail e uma senha, ou então através de sua conta no GitHub ou Google. Uma vez logado, o próximo passo é criar um novo projeto na opção “New Project“. Basta colocar um nome e um prefixo para a API (este segundo passo é opcional).

simulado adj (simulada f sing, simulados m pl, simuladas f pl)

Mocar os dados (na verdade mockar) vem de Mockup, significar criar um modelo ou maquete na vida real, mas em programação siginifca que alguém, no caso o json-server, vai simular a criação de uma API pra que você consiga testar outros códigos sem ter o trabalho de subir toda uma API real só pra isso.

São normalmente criados para testar o comportamento de outros objetos. Em outras palavras, os objetos mock são objetos “falsos” que simulam o comportamento de uma classe ou objeto “real” para que possamos focar o teste na unidade a ser testada.

Mocks são objetos que utilizamos para “simular” interações de saída com dependências externas ao nosso teste. Essas interações de saída são chamadas que o nosso teste realiza para mudar o seu estado. Com mocks podemos controlar e inspecionar as chamadas para essa falsa dependência.

Geralmente o teste de integração é feito pela equipe de testers e desenvolvedores que já estão com a mão no código e já sabem dos possíveis erros que podem acontecer. Então, eles mesmos testam e já fazem os ajustes necessários.

O Mockito é um framework de Test and Spy e o seu principal objetivo é simular a instancia de classes e comportamento de métodos. Ao mockar uma dependência com o mockito, eu faço com que a classe que vai ser testada simule o método testado e suas dependências.

Os testes unitários procuram aferir a corretude do código, em sua menor fração. Em linguagens orientadas a objetos, essa menor parte do código pode ser um método de uma classe. Sendo assim, os testes unitários são aplicados a esses métodos, a partir da criação de classes de testes.

Já os métodos estáticos que não produzem efeitos colaterais, não envolvem polimorfismo e nem dependem de estado externo não deveriam ter razão para serem mockados. Quanto aos singletons e enums, estes, bem como quaisquer outros objetos estáticos, também deveriam ser imutáveis e não depender de qualquer estado externo.

Para criar o mock, selecione Collections, clique no menu de 3 pontos da coleção que deseja simular e, em seguida, selecione Mock collection. É preciso estar logado em uma conta do Postman para criar mocks.

person If someone is used as a guinea pig in an experiment, a drug or other treatment is tested for the first time on them. The doctor used himself as a guinea pig in his research.

mock-up {substantivo}
maquete {f.} A mock-up building was constructed in order to test the feasibility and functionality of the facade design. Para testar a viabilidade e a funcionalidade do desenho da fachada, foi construída uma maquete à escala real de parte do edifício.

Continuar lendo O que é stub e mock?