O que é fulguração na medicina?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

[ Medicina ] Método terapêutico que emprega as faíscas eléctricas e os eflúvios de alta frequência para combater certas doenças, especialmente o cancro .

Designação de um tipo de célula com inclusão basófila identificada, por Hargraves, nos doentes com Lupus eritematoso disseminado. A formação de células LE é provocada pela presença no sangue dos doentes de um anticorpo que ataca os núcleos celulares.

1. Método de tratamento que foi utilizado para tratamento de lesões, nomeadamente tumores malignos, com correntes de alta frequência. 2. Efeitos produzidos pelos raios no corpo humano e animal.

É utilizado em lesões bem pequenas e pode ser feito sem anestesia ou com uso de anestésicos sob a forma de creme. Também é utilizado para tratar pequenos vasos dilatados (telangiectasias) ou angiomas estelares (“spiders”).

O fator gerador mais comum de artefatos em imagens radiográficas, podem ser divididas em: processamento, exposição, manuseio e armazenamento.

Principais motivos que geram artefatos nas imagens
Marcas de dedos provocadas pelo manuseio do filme; Marcas de eletricidade estática resultantes da flexão excessiva ou filmes sem invólucro; Bolhas de ar resultantes do processamento do filme; Manchas e sujeira.

O artefato pode ser definido como uma distorção ou erros observados na imagem final. Os artefatos mais descritos são: artefatos de anel, de movimento, endurecimento do feixe, ruído, dispersão, extinção e efeito de feixe cônico.

Letra de médico é mesmo sempre difícil de ler? Claro que não dá para generalizar, afinal, a caligrafia carrega traços particulares. Letras mais ou menos legíveis existem em qualquer grupo de profissionais, mas foram os médicos que ganharam a fama de ter uma caligrafia ilegível.

Você já teve dificuldade em interpretar a letra do seu médico em prescrições? Utilizar o Google Lens pode ajudar a decifrar o garrancho de um profissional de saúde e evitar problemas, como comprar um medicamento errado ou não seguir corretamente as orientações em uma receita.

O Google Lens vai passar a traduzir letra de médico, ou seja, permitir que pacientes interpretem com mais facilidade o conteúdo escrito durante as consultas.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

A principal causa para o aparecimento dos "vasinhos" nas pernas é hereditária. Existe uma tendência herdada de familiares próximos para o desenvolvimento das telangiectasias.

Alguns pesquisadores associam-nas com a exposição solar. Outras possíveis causas são: alcoolismo (pela alteração na velocidade do fluxo venoso), gestação (pelo aumento da pressão dentro das veias) e a idade (pelo enfraquecimento da parede vascular).

Os artefatos de susceptibilidade magnética (ASM) geralmente derivam de produtos metálicos , como clips cirúrgicos, fragmentos de projéteis, placas ortopédicas, dentre outros. No entanto relatos destes artefatos secundários à ingesta oral de substância são muito raros.

A Idade dos Metais foi o último período da Pré-Histórica e teve como característica principal o uso de metais na fabricação de utensílios, ferramentas e armas. Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro.

Os artefatos de concreto são peças fabricadas em diferentes tamanhos e são geralmente usados em construção civil e instalações internas, mas também podem ser produzidos para projetos decorativos e diversas finalidades.

Artefatos é quando a GPU apresenta imagens com interferências, linhas horizontais e verticais multicoloridas, além de outras deformidades gráficas aleatórias.

O termo “artefato” também pode ser utilizado para representar o resultado incorreto ou fracassado de um trabalho acadêmico ou científico devido a falhas no método usado para obtenção dos dados e informações.