O que é frenagem de emergência?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

A frenagem de emergência é o momento em que um condutor freia o carro com tudo, pisando fundo no pedal. Geralmente isso ocorre devido ao surgimento de alguém ou algo na pista.

A distância de frenagem é a distância que o carro percorre do momento em que o motorista aciona o freio até a parada completa do veículo.

Já adotado em automóveis e motocicletas mais luxuosas, o sistema Emergency Stop Signal (ESS) começa a se popularizar entre as motos. O dispositivo, chamado de alerta de frenagem de emergência, em tradução do inglês, promete alertar o veículo que vem atrás quando o motociclista fizer uma frenagem brusca.

Frenagem de emergência: a convencional e a do ABS
A frenagem de emergência é o momento em que um condutor freia o carro com tudo, pisando fundo no pedal. Geralmente isso ocorre devido ao surgimento de alguém ou algo na pista. Como uma pessoa, um animal ou uma árvore caída após uma curva fechada.

Sabendo disso, o mais ideal para uma frenagem correta é inclinar o corpo um pouco para trás, tentando deixar o peso no centro da moto, equilibrando o atrito. Na hora de realizar uma frenagem, várias coisas acontecem em centésimos de segundo, por isso o reflexo e o tempo de reação do piloto são cruciais.

É frenagem ou freagem? O mais adequado é usar o termo “frenagem”, pois diz respeito ao processo, ato ou efeito de frear. Este substantivo designa a utilização do sistema de freios para diminuir a velocidade de um veículo ou pará-lo.

Tipos de freio: veja quais são e seu funcionamento

  • Freio de mão. Este é o tipo de freio mais conhecido, chamado também de freio de estacionamento ou freio mecânico. ...
  • Freio ABS. ...
  • Freio a tambor.

A frenagem brusca acontece principalmente pela falta de atenção, pela falta de previsão, falta de antecipação, excesso de confiança, avaliações erradas do condutor, negligência, imprudência e imperícia.

Antes de acionar os freios, o carro percorreu 25 metros e depois de acionados ainda percorreu 40,5 metros até parar completamente. Portanto, à distância percorrida pelo automóvel, do instante em que o condutor viu o obstáculo, acionou os freios e parou, foi de 40,5 + 25 = 65,5 metros.

Elementos básicos de um condutor de direção defensiva

  • Estar instruído sobre as leis de trânsito;
  • Possuir conhecimento do veículo que está conduzindo;
  • Dominar o uso dos equipamentos de transporte;
  • Reconhecer condições adversas da pista;
  • Compreender as condições de clima e tempo.

O ideal é dosar a força dos dedos no manete dianteiro de uma forma progressiva e paulatina até chegar o curso total do manete.

A frenagem autônoma de emergência utiliza câmeras ou sensores instalados no para-brisa e no para-choque do carro (ou uma combinação de ambos), a fim de detectar rápida e adequadamente veículos, pedestres ou outros obstáculos em potencial.

Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso conhecido também como AEB (Auto Emergency Breaking) ou Frenagem Automática de Emergência, funciona como um alerta de colisão nos freios para diminuir o tempo de reação do condutor. Se o motorista não reagir ou se acelerar, o sistema entra em ação.

Alerta de Colisão Frontal (FCW)
Um sistema especial que cuida da velocidade e a distância entre seu Nissan e o carro da frente. Ao perceber a chance de uma colisão, um alerta sonoro e visual no painel central são acionados, chamando a atenção de quem está dirigindo e reduzindo o risco de acidentes.

Para frear o movimento de um veículo, é preciso que haja um atrito nas rodas, para reduzir ou parar bruscamente quando necessário. Quando fazemos uma carga no pedal do freio, esta passa para o servo freio e em seguida o cilindro mestre, é onde fica o fluido de freio.