O que é fragilidade da turma?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Dificuldade de concentração, muita conversa, falta de interesse em aprender, muita brincadeira e defasagem de conteúdos por parte de alguns alunos.

O rendimento escolar pode ser definido pelo desempenho dos alunos quanto ao conhecimento adquirido e à habilidade de aplicação. Dessa forma, os estudantes devem passar por avaliações que medem a capacidade nos aspectos qualitativos e quantitativos.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

Uma dificuldade de aprendizagem se caracteriza por qualquer problema encontrado no processo de aprendizagem de crianças e adultos. Ela pode estar ligada a habilidade para fazer cálculos, interpretar um texto, escrever, fazer trabalhos manuais, se expressar com coerência, entre muitas outras.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Dificuldades de aprendizagem é um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso das capacidades de leitura, escrita, raciocínio, ou matemáticas, ou de aptidões sociais.

Então, o relatório pode conter detalhes sobre:

  1. o desenvolvimento motor da criança;
  2. a participação do aluno nas aulas;
  3. a interação com os colegas;
  4. quais os interesses que o jovem demonstra;
  5. quais são seus traços comportamentais, entre outros temas.

Contudo, há um conjunto de adversidades e limitações a serem consideradas, analisadas criticamente e, se possível, superadas. Esse conjunto de adversidades e limitações é denominado de desafios. e potencialidades 4. Essas possibilidades, esses caminhos são denominados de potencialidades.

Como descobrir minhas habilidades? Confira 6 dicas

  1. Reconheça o que você gosta de fazer.
  2. Note quais são os seus pontos fortes.
  3. Observe os seus pequenos sucessos.
  4. Pense no que você faz para se divertir.
  5. Questione as pessoas próximas.
  6. Aposte em testes vocacionais.

4 dicas de como avaliar um aluno em sala de aula

  1. 1 – Promova a autoavaliação. ...
  2. 2 – Avalie diferentes tipos de atividades. ...
  3. 3 – Peça para o aluno relacionar o conteúdo teórico com sua própria realidade. ...
  4. 4 – Faça uma avaliação interdisciplinar.

Alguns exemplos para aplicar na sala de aula são:

  1. aplicar uma autoavaliação;
  2. perguntas curtas sobre o conteúdo ao longo das aulas;
  3. exercícios de reflexão do assunto estudado ao fim das aulas;
  4. pedir que os alunos elaborem mapas mentais;
  5. promoção de debates.

Escreva como é a turma, comece pela composição da turma, quantidade de alunos, quantas meninas, quantos meninos, faixa etária. Outro aspecto que precisa ser abordado é o comportamento da turma, se os alunos são falantes ou apáticos, participação, interesse e etc.

Estágio de observação: o que colocar no relatório?

  1. Introdução. ...
  2. Identificação da escola. ...
  3. Desenvolvimento do estágio. ...
  4. A interação entre os alunos e o conteúdo. ...
  5. A interação entre o professor e os alunos. ...
  6. A interação dos alunos com os colegas.

DESCRIÇÃO DA DIFICULDADE
É comum que ela tenha dificuldade em pronunciar algumas letras, o que pode levar a trocas de sons na fala. Por exemplo, ela costuma substituir a letra “R” pela letra “L”, como em “tulma” ao invés de “turma”.

Importante conter um breve resumo dos pontos suscitados no parecer, apresentando uma opinião clara, seja ela favorável ou não com a opinião do parecerista, direcionando o solicitante sobre o tema. E, por fim, concluir com a expressão: “É o parecer”, seguido do nome do profissional, cargo e assinatura.

Quais são os principais transtornos de aprendizagem?

  • dificuldade para reconhecer palavras;
  • inversão de letras;
  • dificuldade em memorizar palavras e sons;
  • lentidão para ler e escrever;
  • dúvidas relacionadas à ortografia.

Dislexia

Dislexia. A principal característica da dislexia aparece no ato de ler e escrever, o que interfere às vezes do aluno ser fluente. Quem apresenta dificuldade de aprendizagem por dislexia pode ter um certo atraso escolar por trocar as letras, inverte sílabas e por não conseguir memorizar as palavras.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.

Utilizar formas diferentes de apresentar a informação
Por isso, é fundamental ter flexibilidade pedagógica e explorar métodos alternativos de ensino. Por exemplo, o aluno que não consegue entender um conceito apresentado por meio da leitura e de exercícios talvez consiga assimilá-lo melhor por meio de jogos educativos.