O que e fração 6º ano?

Perguntado por: rteixeira6 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo. O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido.

Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total.

A divisão de frações é feita da seguinte forma: repete-se a primeira fração, que é multiplicada pelo inverso da segunda fração. Depois da inversão, faz-se a multiplicação: “o de cima com o de cima e o de baixo com o de baixo”, encontrando a resposta.

Toda fração na forma de expressão matemática é representada de acordo com uma regra geral, seus termos recebem nomes: numerador e denominador. O numerador tem o objetivo de representar determinada parte do inteiro. O denominador representa a quantidade de partes que o inteiro foi dividido.

O ensino de frações é necessário, não só para o desenvolvimento matemático, mas também porque os esquemas de pensamentos utilizados na aprendizagem dos números fracionários são diferentes dos necessários para o trabalho com os números naturais, devido a própria natureza desses números.

O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.

Os egípcios, provavelmente, foram os primeiros a inserir as frações em seu sistema de numeração, mas outros povos antigos também o fizeram. E, assim como para os números inteiros, cada um tinha sua própria maneira de representar as frações. No Egito eram conhecidas apenas as frações unitárias.

No 6º ano, você pode terá a oportunidade de conhecer alguns sistemas de numeração, resolver problemas com números decimais, fracionários e racionais, estudar potenciação e os são múltiplos e divisores.

Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

Se duas ou mais frações têm o mesmo numerador, a maior é a que tem menor denominador. O numerador é a parte superior da fração, ou seja, a parte de cima, e o denominador é a parte inferior da fração, ou seja, a parte de baixo.

Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente. Todas essas frações são próprias. Fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador.

1 sobre 4, se lê um quarto;

  1. 1 sobre 5, se lê um quinto;
  2. 1 sobre 6, se lê um sexto;
  3. 1 sobre 10, se lê um décimo;
  4. 1 sobre 100, se lê um centésimo;
  5. 1 sobre 1000, se lê um milésimos.
  6. 2 sobre 15, se lê dois quinze avos;
  7. 5 sobre 186, se lê cinco, cento e oitenta e seis avos;

Indicam as partes de um todo
A: chamado de numerador, é o número escrito na parte superior e indica quantas partes a fração tem.

O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida. Assim, a fração é um número construído a partir da razão do numerador pelo denominador.

As frações são representações de números que não são inteiros. Elas são compostas de um numeador, que é a representação da parte, e um denominador, que é a representação do todo. Os egípcios foram os primeiros a inventar a ideia da fração matemática.

O objetivo das operações com frações é de que o aluno possa construir um fundamento em sua mente para tal operação, o que pode acontecer através de situações do contexto social.

Ela é uma representação numérica de quantidade, sendo possível realizar operações como adição, subtração, multiplicação e divisão. A fração pode ser representada através de algumas maneiras: em uma reta numérica (1/2), o que significa que, de um inteiro foi retirada a metade.

A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo. O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido.

Uma fração é considerada própria quando o numerador é menor que o denominador e imprópria quando o numerador é maior que o denominador.