O que e fração 5º ano?

Perguntado por: dfelix3 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

Tipos de frações

  • Frações próprias são aquelas em que o numerador é menor que o denominador. ...
  • Frações impróprias são aquelas em que o numerador é maior que o denominador. ...
  • Frações aparentes são aquelas em que o numerador é múltiplo do denominador. ...
  • Exemplo: Vamos transformar a fração em um número misto.

Como resolver uma fração? A fração tem a função de dividir um elemento por meio de dois números inteiros, ou seja, a razão entre o numerador e o denominador. Elas podem aparecer em diversas questões dos exames e resolvê-las é parte fundamental para ter um excelente resultado.

Uma fração é representada, de forma escrita, por dois números inteiros, sendo um, o numerador, e o outro, o denominador. Onde a é o numerador, o número que fica acima, e b, o denominador, o número que fica embaixo.

5 Leitura de frações

  1. 1/2 um meio;
  2. 1/3 um terço;
  3. 1/4 um quarto;
  4. 1/5 um quinto;
  5. 1/6 um sexto;
  6. 1/7 um sétimo;
  7. 1/8 um oitavo;
  8. 1/9 um nono.

A fração é a divisão de algo em partes iguais. De modo geral, ela é representada como , em que b é a parte inteira e a é a parte dividida. Por exemplo, se você está em uma pizzaria e pede uma pizza de 4 pedaços e come apenas 1 pedaço, a representação em fração seria .

Toda fração na forma de expressão matemática é representada de acordo com uma regra geral, seus termos recebem nomes: numerador e denominador. O numerador tem o objetivo de representar determinada parte do inteiro. O denominador representa a quantidade de partes que o inteiro foi dividido.

Os egípcios, provavelmente, foram os primeiros a inserir as frações em seu sistema de numeração, mas outros povos antigos também o fizeram. E, assim como para os números inteiros, cada um tinha sua própria maneira de representar as frações. No Egito eram conhecidas apenas as frações unitárias.

Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente. Todas essas frações são próprias. Fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador.

O objetivo das operações com frações é de que o aluno possa construir um fundamento em sua mente para tal operação, o que pode acontecer através de situações do contexto social.

A ideia principal da utilização de frações é a de indicar quantidades menores que a unidade, ainda que as frações possam indicar números maiores que 1, como é o caso dos números inteiros.

A fração é uma representação da divisão entre dois números. O número que fica em cima é o numerador, e o número que fica embaixo é o denominador. A fração representa a parte de um todo.

Para resolver problemas envolvendo fração, é importante lembrar que: Na adição e subtração entre frações com denominadores iguais, conservamos o denominador e somamos/subtraímos o numerador.

Os números decimais podem ser escritos na forma de frações. Para converter um número decimal em ma fração, coloque o número após a vírgula sobre o seu valor posicional. Por exemplo, em 0,6, o seis encontra-se na casa dos décimos, então colocamos 6 sobre 10 para criarmos a fração equivalente 6/10.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

Uma fração é considerada própria quando o numerador é menor que o denominador e imprópria quando o numerador é maior que o denominador. A fração aparente é aquela cuja divisão entre o numerador e o denominador tem como resposta um número inteiro.

O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).

Indicam as partes de um todo
A: chamado de numerador, é o número escrito na parte superior e indica quantas partes a fração tem.

O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.

Usavam cordas para fazer a medição. Havia uma unidade de medida assinada na própria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Daí, serem conhecidas como estiradores de cordas.