O que é fração 4º ano?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

Como resolver uma fração? A fração tem a função de dividir um elemento por meio de dois números inteiros, ou seja, a razão entre o numerador e o denominador. Elas podem aparecer em diversas questões dos exames e resolvê-las é parte fundamental para ter um excelente resultado.

Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente.

separados por uma barra. O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).

O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.

As fichas devem conter os mais diversos tipos de frações, como “três sextos”, “dois oitavos” etc. Contudo, dê preferência a números naturais pequenos. Lembre-se de que o número de recipientes é limitado e, inicialmente, devem coincidir com o denominador das frações.

É importante que ao iniciar o conteúdo sobre fração, no primeiro contato, sejam expostas todas as formas pelas quais podemos representá-las, pois é uma forma de tornar mais aplicável o conteúdo de fração.

A divisão de frações é feita da seguinte forma: repete-se a primeira fração, que é multiplicada pelo inverso da segunda fração. Depois da inversão, faz-se a multiplicação: “o de cima com o de cima e o de baixo com o de baixo”, encontrando a resposta.

Dividir duas frações é o mesmo que multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores.

Os egípcios, provavelmente, foram os primeiros a inserir as frações em seu sistema de numeração, mas outros povos antigos também o fizeram. E, assim como para os números inteiros, cada um tinha sua própria maneira de representar as frações. No Egito eram conhecidas apenas as frações unitárias.

Resposta verificada por especialistas. O conceito das frações surgiu nos tempos do Antigo Egito (3.000 a.C.), onde eles perceberam a necessidade de utilizar números fracionários para delimitar as partes dos seus terrenos.

Na fração, a parte de cima é chamada de numerador, e indica quantas partes do inteiro foram utilizadas. A parte de baixo é chamada de denominador, e indica a quantidade máxima de partes em que fora dividido o inteiro. Observe a leitura e a representação das seguintes frações.

Uma fração é considerada própria quando o numerador é menor que o denominador e imprópria quando o numerador é maior que o denominador.
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Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.

1 sobre 4, se lê um quarto;

  1. 1 sobre 5, se lê um quinto;
  2. 1 sobre 6, se lê um sexto;
  3. 1 sobre 10, se lê um décimo;
  4. 1 sobre 100, se lê um centésimo;
  5. 1 sobre 1000, se lê um milésimos.
  6. 2 sobre 15, se lê dois quinze avos;
  7. 5 sobre 186, se lê cinco, cento e oitenta e seis avos;

O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida.

Indicam as partes de um todo
A: chamado de numerador, é o número escrito na parte superior e indica quantas partes a fração tem.

Se duas ou mais frações têm o mesmo numerador, a maior é a que tem menor denominador. O numerador é a parte superior da fração, ou seja, a parte de cima, e o denominador é a parte inferior da fração, ou seja, a parte de baixo.

Objetivos de aprendizagem
Identificar, calcular e representar as frações unitárias mais usuais de quantidades discretas e contínuas.

O ensino de frações é necessário, não só para o desenvolvimento matemático, mas também porque os esquemas de pensamentos utilizados na aprendizagem dos números fracionários são diferentes dos necessários para o trabalho com os números naturais, devido a própria natureza desses números.

Um dos primeiros contatos em sala de aula dos alunos com as frações deve ser o de contextualizar situações problema vivenciados por eles. Como exemplo, pede-se que os alunos representem situações como dividir uma 6 balas para 10 crianças, ou uma pizza cortada em 4 partes dividida em 3 crianças.