O que é foz na geografia?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.

Em linhas gerais, há três tipos de fozes fluviais: a do tipo estuário em forma de funil, como a foz do rio Congo, o delta formado por um leque de canais e ilhas, como no Nilo, e a foz mista (barra), com algumas ilhas laterais, mas uma foz principal larga, como no caso do Amazonas.

Foz é a parte de um rio ou um corpo d'água que corresponde à sua desembocadura. Foz, também conhecida como desembocadura, é o local onde um curso d'água (como um rio) deságua em uma significativa acumulação de água como um lago, outro rio, mar ou o oceano.

estuário

O tipo de foz predominante, no Brasil, é o estuário.

Okavango

Conhecido como o rio que nunca encontra o mar, o Okavango desaparece no deserto de Kalahari em 15.000 quilômetros quadrados numa confusão de lagos, canais e ilhas a noroeste de Botsuana.

Nascente é o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante. As fontes são resultantes da água da chuva que infiltrou no solo e se acumulou no lençol freático (bacias de água embaixo do solo).

O Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do mundo. Ele se estende por 6992 km desde a cordilheira dos Andes, no Peru, até a sua foz, na ilha de Marajó, no litoral do estado brasileiro do Pará.

Leito: é caminho percorrido pelo rio, isto é, o local por onde fluem as águas; Não pare agora...

Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d'água.

O Estuário da Lagoa dos Patos está localizado na planície costeira do Rio Grande do Sul, Brasil (32oS, 49oW), sendo o maior estuário estrangulado do mundo, cobrindo uma área de 10.360 km2.

Um delta é uma terminação de um rio no mar ou num lago, numa região onde a sedimentação é muito significativa e onde o curso de água se divide em vários braços.

A foz do rio Amazonas, um emaranhado de braços d'água doce que despeja milhões de litros de água no Oceano Atlântico, marca o fim do caminho de quase sete mil quilômetros do rio considerado o mais extenso do mundo.

O tipo de desaguadouro de um rio, isto é, sua foz ou boca, está em função da topografia costeira, da natureza das rochas, da cobertura vegetal ou, melhor, do sistema morfoclimático reinante na bacia de drenagem e, também, da dinâmica marinha.

Portanto, para celebrar a data, conheça um pouco mais sobre cinco rios muito importantes para o país:

  • Amazonas. A Amazônia é conhecida mundialmente pela quantidade de água doce que oferece, e o rio Amazonas é o principal da região. ...
  • São Francisco. ...
  • Tocantins. ...
  • Paraná ...
  • Tietê

As terras banhadas pelas águas do rio são chamadas de margens. Essas áreas são fundamentais para a saúde dos ecossistemas fluviais, oferecendo habitat para diversas espécies de plantas e animais.

Bacia Amazônica

Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo.

Talvez você já ouviu falar nas águas do Jalapão, localizadas no estado do Tocantins, e nos famosos fervedouros cristalinos onde quem entra não consegue afundar. O que acontece por lá é um fenômeno chamado ressurgência – como é conhecido. O mesmo fenômeno acontece em uma das águas sul-mato-grossenses, lá em Costa Rica.

Rio Citarum

Rio Citarum na Indonésia: possui 225 Km de extensão e segue seu curso até o Mar de Java e é considerado o rio mais poluído do mundo. A sua contaminação começou a ser problema no século 20 devido ao despejo de resíduos industriais nas suas águas.

As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.

As nascentes são os locais de passagem da água subterrânea à superfície da Terra (GOUDIE, 2004). Alguns autores chamam este processo de exfiltração da água subterrânea como Freeze (1974) e Dunne (1990).