O que é fossa do Olecrano?

Perguntado por: rmota . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

A fossa do olécrano é uma área profunda na superfície posterior, superior à tróclea. Na extensão do cotovelo, a ponta do processo do olécrano da ulna se aloja nessa fossa.

Alternativa correta: Úmero. De acordo com o gabarito DNM. Sob esse aspecto, podemos ainda ressaltar que o úmero é um osso longo e o maior osso do membro superior do corpo humano, estado localizado no braço articulando com a escápula, o rádio e com a ulna por intermédio das articulações do ombro e do cotovelo.

Epífise Proximal
Cabeça do Úmero - Articula-se com a cavidade glenóide da escápula.

Fossa cubital

A fossa cubital é uma área ou depressão de formato triangular situada na superfície ventral do antebraço, que contém importantes estruturas neurovasculares.

A articulação umeroulnar é o ponto de contato entre o úmero e a ulna. Ela possui um único eixo, e é portanto uma articulação sinovial em dobradiça, que simplesmente se abre e fecha.

A fossa antecubital, ou simplesmente o cotovelo, é a pequena depressão triangular no braço que é formada pela conexão do úmero com o raio e a ulna do antebraço.

Úmero: osso do braço
Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

rádio

10 resposta(s) O único que não faz parte do esqueleto axial é o rádio.

O Cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e extender (dobrar).

do membro superior o nosso braço é formado pelo osso úmero Lembrando que a função do cíngulo do membro superior. é unir os ossos do membro superior ao.

O paciente com fratura do úmero proximal costuma sentir muita dor na região e tem dificuldades para mexer o ombro e/ou levantar o braço. A fratura também provoca hematomas no local e inchaço do braço e do ombro.

As fraturas do úmero podem ocorrer proximalmente, na diáfise ou distalmente. Os sinais e sintomas mais comuns são dor intensa e edema no local da fratura. A maioria das fraturas do úmero proximal e do eixo médio não são deslocadas e podem ser tratadas de forma conservadora.

O que é Fratura do Úmero
Chamamos fratura do úmero àquela que ocorre em qualquer parte deste osso. Portanto, pode ser desde o cotovelo até o ombro. A dor característica desta lesão pode estar localizada, igualmente, desde o cotovelo e atrapalhando funções de dobrar e esticar até o ombro.

A fossa cubital é uma depressão localizada na região anterior do cotovelo, com formato triangular, delimitada superiormente por uma linha imaginária que une os epicôndilos medial e lateral do úmero; o músculo pronador redondo como limite ínfero-medial e o músculo braquiorradial como limite ínfero-latearl.

[ Anatomia ] Cavidade ou depressão do organismo animal, geralmente com a abertura mais larga que o fundo (ex.: fossa ilíaca).

A fossa cubital possui a veia cubital mediana que geralmente conecta a veia cefálica ou as suas ramificações à veia basílica. Em muitas pessoas essa veia é bastante visível na superfície anterior do membro superior, ao nível do cotovelo.

A bursite do olécrano, ou do cotovelo, acontece quando a bolsa da região do cotovelo fica inflamada por algum motivo e, o motivo mais frequente está relacionado à pressão, à compressão ou impacto.

O que fazer: Para curar a dor no cotovelo deve-se ficar de repouso, aplicar compressas geladas, tomar anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, receitados pelo médico ou fazer fisioterapia.

O que é? É a inflamação da bursa, um tipo de almofada que fica entre o osso e a pele, amortecendo o impacto no cotovelo. Caso ocorra traumas ou apoio prolongado sobre a bursa, esta pode ficar inflamada.

O uso de uma tala noturna que mantém o cotovelo em extensão pode ser uma opção em alguns casos. Existem ainda ortóteses que protegem o nervo da compressão direta e que podem ser usados durante todo o dia. A fisioterapia também pode ser útil e deve incluir exercícios de alongamento muscular e deslizamento nervoso.