O que é forame de conjugação?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Este buraco é denominado de forame intervertebral ou de conjugação ou recessos laterais pois surgem bilateralmente. É por aí que as raíz nervosa deixa o canal raquiano e se dirige aos músculos, vasos, ossos, pele entre outros tecidos.

Nódulo de Schmorl é uma alteração visualizada em exames de imagem da coluna vertebral que indica a herniação do disco intervertebral para dentro do corpo vertebral.

É importante lembrar que a estenose lombar é uma doença progressiva, portanto, se não cuidada ela apresentará cada vez mais dificuldade ao paciente, em que no início incomoda ao caminhar por um longo tempo, até tornar difícil estar em pé. O caso extremo pode causar a síndrome da cauda equina.

O que é abaulamento discal difuso em L4 e L5? Abaulamento discal difuso é o deslocamento da cartilagem do disco intervertebral L4L5 em diversas direções, ou seja, como se a cartilagem do disco entre as vértebras L4 e L5 estivesse espalhada em grande parte da sua circunferência.

O sintoma mais comum é a dor ciática, uma dor aguda irradiando pela face lateral ou posterior da perna até ao pé, e que é causada pela pressão da hérnia discal sobre as raízes dos nervos L5 ou S1. A dor de costas pode estar presente, mas por si só não é suficiente para levar ao diagnóstico de uma hérnia de disco.

Os pacientes com Estenose Aórtica podem passar por longos períodos sem perceber os sintomas da doença. Porém, isso pode ser muito perigoso, já que pode acarretar em risco de morte súbita. Normalmente, um dos sintomas mais comuns é a tolerância cada vez menor ao exercício.

Pacientes com estenose espinhal nas costas muitas vezes relatam dor nas nádegas ou uma sensação de “alfinetadas e agulhadas” na coxa ou na perna, que ocorre quando estão de pé (extensão) ou andando. Em geral, o desconforto é aliviado com a inclinação do corpo para frente (flexão) ou com descanso.

Quem é paciente com estenose lombar pode sentir que quando caminha, a dor na região lombar tende a aumentar, e devido a isso, evitam realizá-la. No entanto, a caminhada é uma atividade recomendada, pois não é uma atividade de alto impacto e pode ser graduada de acordo com os limites do paciente.

Em uma hérnia de disco convencional, a alteração ocorre na área externa à vértebra. Já no nódulo de Schmorl, a formação do nódulo ocorre no corpo da vértebra. De fato, os nódulos de Schmorl podem ocorrer em qualquer ponto da coluna vertebral, mas são mais comuns na região de maior impacto na coluna, a região lombar.

Nódulo de Schmorl tratamento
Nos casos agudos, causando na coluna de forte intensidade e edema ósseo exuberante (vista em ressonância magnética) podem-se utilizar medicações analgésicas, repouso e órtese (colete). Cirurgias não são realizadas rotineiramente para tratamento de nódulos de Schmorl.

Na maioria dos casos o nódulo de Schmorl não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto quando o nódulo é grande, quando existe inflamação associada ou quando existe mais de um nódulo, é possível que seja notada dor na coluna ou na região lombar.

A Espondiloartrose lombar dá direito à aposentadoria por invalidez. Essa doença, também conhecida como Espondiloartrite, é uma inflamação crônica caracterizada por uma lesão na coluna em que as vértebras se fundem umas com as outras.

Tratamento da estenose
O tratamento endoscópico pode ajudar a evitar ou adiar a cirurgia definitiva. Nesse procedimento, inserimos um tubo fino e flexível pelo ânus ou boca do paciente, e, na região do estreitamento, inflamos um balão para causar dilatação no local.

Durante a cirurgia de estenose de canal lombar o cirurgião faz uma pequena incisão na área a ser tratada (cerca de 1 cm), por onde será inserido o instrumento cirúrgico que auxiliará na remoção de pequena parcela do osso (descompressão direta) e dos fragmentos de disco vertebral que estiverem comprimindo as estruturas ...

Um abaulamento discal pode evoluir para uma hérnia de disco no local. Nesse caso, o disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, gerar dor irradiada, como a dor ciática. O disco intervertebral é uma estrutura que serve para amortecer os impactos na região.