O que é fonte primária e secundária história?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

As fontes dividem-se em primárias, que são testemunhos em primeira-mão - contados pelo próprio e legados de forma intencional ou não - e secundárias, que derivam da observação e estudo das fontes primárias e são portanto menos autênticas, uma vez que comportam um juízo elaborado por um ou mais intermediários.

1) Fontes primárias: são aquelas relacionadas com os produtos originados pela pesquisa científica – artigos científicos, teses, ensaios, documentos monográficos, governamentais ou de organismos internacionais, anais de congressos, legislação e documentos não-convencionais – como os relatórios de pesquisa que conformam ...

Fontes secundárias
Sempre há um intermediário no acesso às informações, que já foram tratadas. Exemplos: Bibliografias, Catálogos, Índices, Catálogos, Dicionários, Enciclopédias, Materiais de Feiras, Diagnósticos empresariais, Manuais, Bancos de dados, Filmes, Vídeos, Comentários, Artigos de Revisão, Livros.

O que é Fonte Secundária? Uma fonte Secundária é um documento, imagem ou gravação que discute ou relaciona informações já apresentadas em outros lugares. Diferente da fonte primária que é a fonte original da informação. A fonte secundária é o resultado das discussões realizadas no material da fonte primária.

Se os dados coletados são originais e são coletados pela primeira vez por um pesquisador ou investigador, se trata de dados primários. Por outro lado, se os dados são coletados usando fontes já disponíveis, são dados secundários.

Fontes Secundárias > Trazem a informação agrupada/organizada, tendo a função de facilitar o uso da informação “dispersa” nas fontes primárias. Exs.: Enciclopédias; Dicionários; Bibliografias; Índices; Bases e bancos de dados; Livros.

Quais são os tipos de fontes históricas?

  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.

As fontes primárias de energia são aquelas que estão na natureza, como o sol, a água (dos rios e dos mares), os ventos, a madeira, o gás natural, o carvão mineral, o petróleo.

Existem fontes de luz primárias e secundárias. Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.

As fontes primárias são as leis, regulamentos e os tratados comerciais. Como exemplo, o Código Comercial de 1850 (a segunda parte, visto que não foi revogada). Já as fontes secundárias são os usos e costumes, jurisprudência, analogia e princípios gerais do direito.

Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

As ideias secundárias de um texto são aquelas que trazem informação complementar, ideias derivadas de um argumento principal. Atuam como se tratasse de um complemento.

Dados secundários são aqueles que já foram pesquisados por outras organizações, para outros propósitos que não são os mesmos da pesquisa em andamento. Eles já existem de forma acessível — só precisam ser encontrados pelo pesquisador.

Fonte Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem. Orientação Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte (esses desenhos nem sempre estão explícitos).

Porque apesar das fontes primárias serem originais ainda não se constituem como seguras para um autor principiante. Porque as ideias são formadas a partir do entendimento das fontes secundárias, o que leva o autor a ter mais familiaridade com o tema.

A pesquisa primária é o processo e estrutura usada para resolver problemas específicos, sem respostas na esfera pública, e obtidas de fontes primárias de informações, tais como pessoas, ferramentas, evidências, registros circunstanciais. São também chamadas de pesquisa de campo, já que que trabalham com fatos reais.

Ao se envolver diretamente com os sujeitos ou as fontes, a pesquisa primária fornece informações atualizadas e de primeira mão, permitindo que os pesquisadores tenham controle sobre o processo de coleta de dados e o ajustem às suas necessidades específicas.

O que são métodos de pesquisa?

  • Pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. ...
  • Pesquisa quantitativa. ...
  • Pesquisa quali-quanti. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • Pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa de campo.

Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria. Para que ocorra a emissão de luz por elas é necessário que ocorra a difusão, outros corpos refletem luz para todos os lados dos corpos de fonte de luz secundária assim eles emitem a luz recebida de outros corpos.