O que é fonte material e imaterial?

Perguntado por: dbelem5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Fontes materiais: são os documentos ou objetos físicos produzidos por mãos humanas. Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.

As fontes históricas materiais e imateriais são diferentes sobretudo por terem as fontes materiais um "corpo físico", incluindo coisas como ferramentas, artefatos, vestimentas, construções e ossos, enquanto que as fontes imateriais são totalmente simbólicas ou "incorpóreas", incluindo coisas como poesias, músicas, ...

Aquilo que não é material.

Existem 4 classificações primárias de estilo, nos quais a grande parte das fontes existentes se encaixam: (sem serifa), Serif (com serifa), Script (simula a escrita à mão) e Dingbat (composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto).

A palavra está, por exemplo, relacionada com a água: uma fonte é o manancial que brota da terra (do solo) e a própria construção provida de pelo menos uma bica ou torneira por onde corre água, como há em muitas praças, em jardins municipais ou em casa de algumas pessoas.

Tipos de fontes históricas

  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

Os bens de cultura imaterial são os elementos abstratos que fazem parte de uma cultura, e dizem respeito às práticas e domínios da vida social de determinado grupo.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a diferença entre patrimônio material e imaterial está nos próprios elementos. Quando se trata de algo concreto, como prédios e artefatos, caracteriza-se como patrimônio material. No entanto, referindo-se a um hábito, ritual ou modo de vida, é um patrimônio imaterial.

Fontes materiais são objetos físicos palpáveis como artefatos, utensílios, cartas, livros, fotos.... Fontes imateriais são mais subjetivas como relatos orais, histórias e canções...

As fontes históricas são então os itens materiais e imateriais ou mesmo vestígios desses itens (uma vez que muita coisa do passado sobreviveu ao tempo apenas de maneira parcial) que remetem a um certo passado humano.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Exemplos de bens móveis da cultura material: pinturas, esculturas, roupas de festividades populares, utensílios religiosos, peças de decoração e muitos outros objetos que preservem os valores e costumes de um povo e que possam ser levados de um lugar a outro.

Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa-Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajapi, o Frevo, o Círio de Nazaré e a Roda de Capoeira.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.

Como a produção de serviços não resulta em bem material e durável, definimos o trabalho envolvido nessa produção como trabalho imaterial – ou seja, trabalho que produz um bem imaterial, como serviço, produto cultural, conhecimento ou comunicação. (HARDT e NEGRI, 2002, p.

WhatTheFont
O WhatTheFont é uma ferramenta integrada ao site MyFonts que permite carregar uma imagem com texto e identificar a fonte usada na imagem. Acesse o WhatTheFont (myfonts.com); Insira uma imagem para descobrir a fonte utilizada; Selecione o trecho com a fonte desejada (caso necessário, rotacione a imagem);