O que é folga no mancal?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 28 de maio de 2023
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Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.

Desse modo, as folgas por direito são os dias de descanso que os trabalhadores têm direito a tirar durante o mês de trabalho. Já as folgas justificadas ou licenças são ausências que o trabalhador tem direito a tirar mediante motivos excepcionais, que sejam devidamente justificados.

Já a parte inferior da biela, ou cabeça, fica conectada ao virabrequim transferindo para ele um movimento circular. Algumas causas de barulho na biela do motor: desalinhamento, excesso de folga no conjunto, falha no sistema de lubrificação ou virabrequim desalinhado.

A folga normal de um rolamento pode ser definida como a folga interna inicial adequada aos ajustes do eixo e do mancal realizados em condições consideradas normais de montagem e funcionamento.

Para fazer o cálculo, é necessário somar as horas trabalhadas no mês, dividi-las pela quantidade de dias úteis, incluindo o sábado, multiplicar o resultado pelo número de domingos e feriados. O resultado dessa conta, então, é multiplicado pelo valor da hora.

Podem ser: ajustes incorretos da máquina, do eixo e da caixa de mancal; assento defeituoso do rolamento; desalinhamento; método de montagem inapropriado; excesso de tensão elétrica; manuseio e armazenagem irregulares; etc.

A bronzina de mancal fica localizada na parte inferior do motor dentro do bloco. Ela diminui a folga e o impacto entre o virabrequim e o bloco. São utilizadas nas medidas STD, 0,25, 0,50, 0,75, 1,00 e alguns casos 1,50 de acordo com o virabrequim. A bronzina de mancal é feita de aço e revestida com material fino.

A primeira e principal característica que diferencia esses dois tipos de rolamentos é simples: o seu formato. Enquanto os mancais de deslizamento possuem elementos deslizantes que podem, ou não ser planos, os mancais de rolamento contam com elementos esféricos rolantes.

Segundo a CLT, existem dois tipos de folga: as folgas por direito, que não exigem justificativa, e as folgas justificadas ou licenças. Ambas fazem parte dos direitos do trabalhador e se configuram como folgas remuneradas, ou seja, o trabalhador não tem alteração ou qualquer prejuízo no salário devido a essas ausências.

Escala de folgas: entenda o que diz a lei
A lei estabelece que todos os trabalhadores possuem direito a um descanso semanal remunerado. Ele deve ser concedido a cada 06 dias de trabalho, não podendo exceder 07 dias de sua última concessão.

Então, em resumo, os dias de folga são todas as ausências do colaborador que são justificadas pela CLT. Dessa forma, sem contar com as férias e feriados e com os dias de descanso semanais que são previstos na CLT, podemos incluir as folgas na categoria de faltas justificadas.

Posso andar com problemas no virabrequim? Não, pois rodar com um virabrequim em mau funcionamento pode trazer problemas também para outras peças do veículo. Como ele está diretamente conectado aos pistões, estes podem sofrer danos graves.

Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.

Caso tenha uma falha, o motor pode perder a sincronia. Este problema é mais conhecido como “motor batendo”, o que pode acarretar problemas graves no funcionamento do carro ou moto.

A média de duração de um rolamento original, é de cerca de 75 mil quilômetros, porém há fatores que influenciam na redução dessa vida útil.

A falha de rolamentos pode acontecer por uma variedade de fatores, dentre eles, podemos destacar a reação com métodos inadequados de lubrificação – ou, em alguns casos, a falta de lubrificação – a deterioração da gaiola, o superaquecimento do componente, dentre outros.

A folga axial é quando movimentamos o virabrequim para dentro e para fora, enquanto a folga radial é quando movimentamos o virabrequim para cima e para baixo, buscando folga de bronzinas ou mancais.

De forma resumida, o valor do descanso semanal remunerado corresponde ao dobro da remuneração em um dia comum de trabalho. No entanto, cada caso apresenta suas particularidades. Veja abaixo como calcular!

O trabalho realizado em dia destinado ao repouso, desde que não determinado outro dia de folga, é pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal, conforme a orientação jurisprudencial dada pela Súmula n.º 146 do Tribunal Superior do Trabalho (TST).