O que é fluxo de receita?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Um fluxo de receita é um dos blocos de construção fundamentais de um negócio modelo, e a economia valor os clientes estão dispostos a pagar pelos produtos e serviços oferecidos. Embora um fluxo de receita não seja um negócio modelo, influencia a forma como um modelo de negócio funciona e entrega valor.

As fontes de receita referem-se ao quanto e como os clientes pagarão pelo que é oferecido como proposta de valor. Algumas possibilidades de fontes de receita são: - Venda de produtos e serviços - Taxa de uso - Assinatura - Aluguel - Licenciamento - Comissão - Espaços para propaganda de terceiros.

Um Fluxo de Rendimento é uma fonte distinta de rendimento que provém ou de receitas recorrentes, como transações, ou de receitas de serviços. Uma empresa pode ter uma única fonte de receitas ou múltiplas fontes, dependendo do seu Modelo de Negócio.

Passo a passo para montar um fluxo de caixa

  1. Identificar as despesas. ...
  2. Identificar o dinheiro em caixa. ...
  3. Separar as contas a pagar e as contas a receber. ...
  4. Evitar pagar contas em atraso. ...
  5. Lidar com inadimplências. ...
  6. Fazer a conciliação bancária.

A seguir, listamos alguns exemplos de receita que podem auxiliar nessa compreensão, confira:

  • comercialização de produtos para pessoas e/ou empresas;
  • prestação de serviços para terceiros;
  • rendimento de investimentos em geral;
  • dividendos em ações de renda variável;
  • pagamento de royalties.

O faturamento pode considerar uma previsão dos valores que futuramente serão transformados em receita. Já quando se fala em receita, quer dizer o total de vendas num determinado período e que será levado a tributação.

Novas formas de gerar receita em tempos de crise

  1. 1) E-Commerce. Se você ainda não tem um formato online de comércio, talvez esse seja o momento de desenvolvê-lo. ...
  2. 2) Delivery. ...
  3. 3) Cursos Online. ...
  4. 4) Vouchers de Desconto e Consumo Futuro. ...
  5. 5) Associe-se a Outros Produtores.

Tributos: a principal fonte de receita do poder público
Para quem não sabe, a principal fonte de receita tanto da União, quanto dos Estados, Distrito Federal e Municípios são os tributos pagos pela população.

O Google AdWords é o principal serviço de publicidade do Google, sendo assim sua principal fonte de receita — os seus tantos bilhões de dólares vêm daí!

A receita total é a soma de todas as receitas geradas por uma empresa em um determinado período de tempo, normalmente um ano. Ela inclui todas as fontes de receita, independentemente de sua origem ou tipo.

Fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio.

O que é Fluxo:
Fluxo é o ato ou efeito de fluir, de se movimentar de modo contínuo, é o curso constante de fluidos em um conduto, é o tráfego contínuo de carros ou de pessoas numa rua, é a circulação de materiais etc. Fluxo é o movimento alternado do mar para a praia, a enchente ou vazante.

Observa-se que fluxo financeiro é um indicador que mostra a movimentação de recursos de curto prazo. Esse indicador é composto pela movimentação de: a) entradas de recursos - recebimento de vendas de produtos e serviços; e b) saídas de recursos - pagamento de fornecedores, tributos e de pessoal.

Temos, então, uma nova fórmula para a taxa de fluxo volumétrico Q = A v Q=Av Q=AvQ, equals, A, v que é frequentemente mais útil do que a definição original, porque a área A é fácil de se determinar.

6 dicas de como administrar fluxo de caixa

  1. 1- Acompanhe diariamente seu fluxo de caixa. ...
  2. 2- Saiba exatamente quais são as entradas e saídas de sua empresa. ...
  3. 3- Mantenha esses dados atualizados. ...
  4. 4- Leve em conta a sazonalidade. ...
  5. 5- Saiba qual é a média de tempo de recebimentos e de pagamentos. ...
  6. 6- Pague depois, receba antes!

A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em originárias e derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo poder público.

A Receita Pública pode ser classificada de acordo com os seguintes aspectos: Quanto à natureza: orçamentária ou extra-orçamentária. Quanto à categoria econômica: correntes e de capital. Quanto ao poder de tributar: federal, estadual ou municipal. Contribuições Especiais.

Como você pôde perceber, a receita é a soma de todas as entradas da sua agência, ou seja, todo o dinheiro recebido no período. O lucro é o valor excedente, após deduzidos custos e despesas. A receita é fundamental para a sobrevivência do negócio, afinal, sem dinheiro entrando no caixa, a operação gerará prejuízo.

O lucro da empresa é o valor que sobra depois que são abatidos do faturamento os valores referentes às despesas operacionais.

Dicas para um controle eficiente
É importante que as despesas e receitas sejam detalhadas corretamente no controle financeiro para que ele seja eficiente. Isso significa que você deve discriminar quais foram os gastos e os ganhos, o valor e sua origem, para que seja possível compreender em detalhes cada período.