O que é floema folhagem?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O floema, ou líber, é o conjunto formado por tecidos e vasos que conduzem substâncias orgânicas produzidas nas folhas para toda a planta.

Esse tecido ocorre em todos os órgãos do vegetal. O floema é um tecido complexo, ou seja, é formado por diversos tipos celulares. Eles são: elementos crivados, células companheiras, células parenquimáticas, fibras e esclereides.

Xilema e Floema são tecidos vegetais responsáveis pela condução da seiva através do caule. A principal diferença entre esses vasos condutores é que o xilema transporta a água (seiva bruta) e o floema conduz substâncias orgânicas (seiva elaborada).

O floema, assim como o xilema, é um tecido complexo, sendo formado por diferentes tipos celulares. Seu papel principal é conduzir substâncias orgânicas pelo interior do corpo vegetal. Entre as substâncias transportadas, podemos citar a sacarose, lipídios, ácidos nucleicos, vitaminas e hormônios.

Xilema: formado por células mortas, transporta a seiva bruta (formada por água e sais minerais) da raiz até o topo da planta. Floema: constituído por células vivas, que são responsáveis por transportar a seiva elaborada (produtos da fotossíntese) das folhas até as demais regiões da planta.

O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.

O xilema apresenta células cilíndricas que formam tubos ao longo da planta. Esse vaso condutor faz o transporte de água e sais minerais no sentido da raiz para as folhas. O xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.

As plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) apresentam um sistema condutor composto por dois tipos de tecidos: o xilema e o floema. Ambos percorrem todo o corpo da planta, formando um sistema contínuo de tecidos vasculares.

Definição. É o líquido que circula por toda a planta para alimentar as suas células.

Limbo - é a parte mais conhecida da folha, que é considerada a folha propriamente dita. Pecíolo - é a parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula - é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha - é a parte inferior da folha.

Entre as substâncias sinalizadoras transportadas no floema, estão os hormônios vegetais (auxina, citocinina, giberelina, ácido abscísico). Outro importante sinal transportado pelo floema é o RNA mensageiro (mRNA).

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

O xilema é um tecido vascular que distribui água e solutos pelo corpo de um vegetal. Ele é encontrado de forma contínua na planta, atravessando todos os órgãos e formando uma verdadeira rede de circulação de substâncias.

Existem dois tipos de vasos condutores, os do floema, por onde circula a seiva elaborada, e os do xilema, que transportam a seiva bruta.

A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.

O floema é um tecido vivo que conduz a seiva elaborada ou orgânica, água e açúcares das folhas para a raiz.