O que é flebite é perigoso?

Perguntado por: icortes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

A flebite é uma inflamação que ocorre na camada interna das veias mais superficiais das pernas. Esta condição acomete as mulheres com maior frequência e, dificilmente, ocorre nas veias dos membros superiores. Em alguns casos, a inflamação pode causar a formação de coágulos que afetam o fluxo do sangue.

A flebite é uma inflamação das veias que pode ser provocada por diversos agentes, como medicamentos. O tempo de recuperação é variável entre as 1 a 2 semanas, podendo prolongar-se a depender de cada caso.

*Grau 1: Presença de eritema, com ou sem dor local. **Grau 2: Presença de dor, com eritema e ou edema. ***Grau 3: Presença de dor, com eritema, formação de linhas hipercoradas e cordão fibroso palpável.

A flebite é dividida em quatro graus(4): Grau 1: eritema ao redor do sítio de punção com ou sem dor local; Grau 2: dor no sítio de punção com eritema e/ou edema e endurecimento; Grau 3: dor no sítio de punção com eritema, endurecimento e formação de cordão venoso palpável; Grau 4: dor no sítio de punção com eritema, ...

De um modo geral, a flebite desaparece por si só. A administração de um analgésico, como a aspirina ou o ibuprofeno alivia a dor. Embora a flebite melhore numa questão de dias, podem passar várias semanas até que as irregularidades da veia e a sensação de dor desapareçam por completo.

A falta de tratamento pode levar a uma trombose venosa profunda. “A flebite ainda pode deixar marcas no local, como um caroço permanente, ou, em casos mais graves, progredir para tromboembolismo pulmonar, quando um pedaço do coágulo migra para os vasos dos pulmões”, alerta o médico do Hospital São Camilo.

Quais são as causas da flebite? As causas mais frequentes das flebites são traumatismos ou contaminações bacterianas devido a injeções intravenosas de medicamentos ou de drogas. Além disso, as flebites podem ser causadas por substâncias químicas irritantes.

Os enfermeiros identificaram a Vancomicina e Benzilpenicilina como os antibióticos com o mais forte potencial flebitico. Entre outros medicamentos e fluidos intravenosos, foram identificados aminofilina, cloridrato de amiodarona e cloreto de potássio 7,4% como potencialmente causadores de flebite.

Como prevenir flebites
Também é indispensável o rodízio do local puncionado a cada 72 horas. Com isso, é importante que o enfermeiro se certifique da fixação adequada para prevenir irritação. Ademais, a troca de frascos a cada 24 horas e a correta higienização reduzem eventos adversos.

Durante o tratamento da tromboflebite, os pacientes são encorajados a evitar a imobilidade, ficar ativo para manter a circulação do sangue e continuar suas atividades diárias normais, incluindo o caminhar normal.

Buscando ajuda médica. Consulte um médico o quanto antes se você notar uma veia inchada ou vermelha - especialmente se você tiver um ou mais fatores de risco para tromboflebite ou para trombose. Se você apresentar inchaço e dor nas pernas, juntamente com falta de ar ou dor no peito, procure ajuda emergencial.

A tromboflebite (ou apenas flebite) é uma condição bastante comum em que a trombose (coagulação do sangue) ocorre em uma veia superficial provocando uma reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos vizinhos em grau variado. Ou seja, é uma trombose venosa superficial.

Fledoid Pomada 300mg Farmoquímica 40g está indicado para processos inflamatórios localizados como manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; Inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites), após injeção de medicamentos numa veia ou punção de uma veia para colher ...

Sintomas de flebite

  • Dor à palpação na região;
  • Inchaço e vermelhidão local;
  • Aumento da temperatura da pele na região afetada;
  • Sensação de peso ou dormência no membro afetado;
  • Veia sobressaltada, semelhantes a estrias vermelhas;
  • Cordão endurecido debaixo da pele, que pode ser sentido ao apalpar;
  • Febre, em alguns casos.

Quando a flebite ocorre, o paciente tem alguns sintomas bastante perceptíveis, por exemplo:

  1. Dor;
  2. Vermelhidão;
  3. Calor;
  4. Inchaço;
  5. Dormência.

As flebites e tromboflebites podem ocorrer nas veias do sistema venoso superficial (localizadas logo abaixo da pele) tanto quanto no sistema venoso profundo (localizada nos músculos e próximas aos ossos). É caracterizada por provocar dor, inchaço, dificuldade de caminhar e febre.

“Uma vez definido que a causa da dor é a veia varicosa, podem ser usados medicamentos venotônicos, meias de compressão e medidas como elevar os membros”, recomenda o especialista. Praticar exercícios físicos também é uma maneira eficiente de ajudar a diminuir a dor, especialmente nos pacientes obesos ou com sobrepeso.

“A flebite superficial pode se apresentar de uma forma aguda e dolorosa e se manter nessa forma em alguns casos, sendo indicada a retirada cirúrgica do segmento afetado”, explica Fabel.

Classificação da flebite
I – eritema com ou sem dor local; II – eritema com dor e/ou edema local; III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia; IV – adicionalmente ao grau III, apresenta um cordão venoso palpável longo, com drenagem purulenta.

Géis ou cremes anti- inflamatórios como o gel de ibuprofeno podem ser úteis em casos leves. Medicamentos com heparina de baixo peso molecular, por exemplo, podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor e também diminuir as chances de coágulos sanguíneos se moverem mais para cima da veia e causar TVP.

A flebite é uma das complicações mais frequentes no uso de cateteres venosos periféricos (CVP) e caracteriza-se por uma inflamação aguda da veia, que causa edema, dor, desconforto, eritema ao redor da punção e um "cordão" palpável ao longo do trajeto.