O que é fissura Sylviana?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

o que é FISSURAS SYLVIANAS numa tomografia computadorizada? São os nomes do sulcos (fissuras) de determinada região do cérebro. Veja apenas se no laudo consta alguma alteração desses sulcos / fissuras.

|| Cissura de Sylvius 1. sulco que na base do cérebro separa o lobo anterior do médio.

Ambos os nomes se referem a uma fenda, uma abertura estreita ou alongada; assim como uma espécie de ranhura ou greta na superfície de determinada estrutura. No entanto, podemos assumir que uma fissura corresponda a uma fenda mais aprofundada que o sulco.

O apagamento da insula e fissura de Sylvius é um sinal precoce de infarto na TC no território da artéria cerebral média, muito indicativo e sutil.

Esse é um achado de exame inespecífico que poderá ou não ter significado patológico; de modo fácil e simples para entender, isso significa que há uma atrofia / diminuição do cérebro. Em pessoas mais idosas, podemos encontrar essas alterações e que não significa necessariamente uma patologia.

O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos: Frontal. Parietal.

A lesão cerebral pode ser definida como um dano cerebral independentemente da idade inicial. As lesões cerebrais podem produzir uma deficiência significativa à pessoa que sofre a doença e pode causar várias formas de déficits e sintomas cognitivos como a atenção, a memória ou a disfunção motora.

O aumento da sua concentração liquórica está relacionado ao aumento do metabolismo anaeróbio da glicose e à acidose tecidual e, atualmente, tem sido utilizado no diagnóstico diferencial entre os processos infecciosos bacterianos e virais.

Através de uma proeminente ranhura chamada fissura longitudinal, o cérebro é dividido em duas metades chamadas hemisférios. Na base desta fissura encontra-se um espesso feixe de fibras nervosas, chamado corpo caloso, o qual fornece um elo de comunicação entre os hemisférios.

Esse achado em um exame de imagem significa que há uma ligeira ampliação dos espaços preenchidos por líquido na região mais alta do cérebro, conhecida como convexidade cerebral. Esse tipo de alteração pode ter várias causas, como idade avançada, doenças neurológicas ou mesmo ser uma variação anatômica normal.

Principais tipos de fissuras na parede

  • Fissura na vertical.
  • Fissura na horizontal.
  • Fissura na diagonal.
  • Fissura de elementos estruturais.

De modo geral, as fissuras ocorrem quando as tensões suportadas pelo material utilizado são inferiores às deformações solicitadas pelos mesmos. A liberação desta tensão ocasiona no alívio do sistema, caracterizando a fissura como a conhecemos.

A classificação de uma abertura por rachadura, trinca ou fissura depende de sua dimensão. As fissuras são bem finas, quase imperceptíveis, enquanto a trinca é mais acentuada e com poucos milímetros de abertura.

Você tem dificuldade em identificar os sinais precoces de AVC na TC, a famosa tomografia computadorizada? Não é por menos… isso depende de vários fatores, como a qualidade do tomógrafo do seu hospital e do computador que você está vendo a tomografia!

As protuberâncias formadas dessa forma recebem o nome de giros ou circunvoluções. Os sulcos são importantes porque garantem um aumento do volume cerebral, e os sulcos muito profundos são chamados de fissuras. Entre essas fissuras, podemos citar a longitudinal, que garante a divisão do cérebro em dois hemisférios.

A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico (TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada (TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.

A assimetria ventricular pode sinalizar um perda de fibras de interconexão do lado aumentado, que justificaria um funcionamento cerebral prejudicado, tanto no caso do contrôle motor como no caso de atividades cognitivas. A assimetria ventricular pode estar ou não associada a outras anomalias cerebrais.

Sistema ventricular supratentorial de dimensões aumentadas pode significar Hidrocefalia, ou seja, acúmulo de líquido no interior do cérebro. Essa é uma condições que pode ser grave. Sugiro uma avaliação com um neurocirurgião.