O que é FIO2 na enfermagem?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Perante gasometria arterial, pode ser observado que a relação entre PaO2 (pressão parcial arterial do gás) e FIO2 (fração inspirada de oxigênio) cai para menos de 300.

A fração inspirada de oxigênio (FiO2) é um parâmetro de ventilação mecânica frequentemente utilizado para otimizar a oxigenação tecidual. Entretanto, um ajuste inadequado da FiO2 pode causar hipoxia ou hiperoxia e, consequentemente, efeitos nocivos ao organismo.

O PaO2 é a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial se encontra em valores normais entre 70 mmHg a 100 mmHg. O FIO2 é a fração de oxigênio inspirado ou, simplesmente, a percentagem de oxigênio em uma mistura gasosa. Por exemplo, ar atmosférico possui FIO2 de 21%.

Conclusão: A hiperoxigenação com elevação da FiO2 a 50% acima da basal pode ser utilizada para prevenir a hipoxemia durante a AE em pacientes adultos e estáveis sob ventilação mecânica.

3.4 Ajuste da fração inspirada de oxigênio (FiO2)
Deve-se objetivar a menor FiO2 que mantenha a pO2 acima de 70 mmHg. Não se aumenta a FiO2 ou a pressão expiratória final positiva (PEEP) se o pO2 estiver nesse nível. Em princípio, a FiO2 deve ser reduzida para 40% antes de se iniciar a redução da PEEP.

A PEEP é a pressão nos pulmões (pressão alveolar) no final de cada respiração (expiração). Nos pacientes em ventilação mecânica, a PEEP trabalha contra o esvaziamento passivo do pulmão e o colapso dos sacos de ar (alvéolos).

Fração inspirada de O2 (FiO2): porcentagem de oxigênio no ar inspirado. Em ar ambiente, ao nível do mar, temos uma FiO2 de 21%.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Recomenda-se a utilização de cateter nasal de oxigênio com até 5L/min sem necessidade de umidificação e não se recomenda a utilização de máscaras de Venturi®. Se o paciente não atingir a SpO2 alvo, recomenda-se ajustar o fluxo de O2 entre 10 e 15 L/min com máscara reservatório não reinalante.

SaO2

O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.

A falta de oxigenação no sangue, ou hipoxemia, é a condição em que se tem uma baixa concentração de oxigênio no sangue. Esse é um fenômeno grave, que pode ocorrer tanto em emergências médicas quanto em situações pulmonares crônicas e/ou avançadas.

É a pressão parcial de O2 dissolvida no sangue arterial. A PaO2 normal (ou pO2) é de 80 a 100 mmHg ao nível do mar. A pO2 diminui no idoso; o valor de indivíduos de 60 a 80 anos de idade varia de 60 a 80 mmHg.

Estima-se que uma pessoa adulta saudável complete cerca de 12 a 20 ciclos de respiração por minuto, ou seja, um indivíduo normal inspira e expira cerca de 12 a 20 vezes a cada minuto. Quando a pessoa completa mais de 20 ciclos respiratórios por minuto dizemos ser um caso de taquipneia.

Pico de pressão inspiratório (PIP) – É a pressão máxima atingida durante a inspiração no ciclo de ventilação mecânica. Pressão platô (P. Plat) – Valor de pressão das vias aéreas, medida no momento da pausa inspiratória.

A oxigenoterapia de alto fluxo é um suporte respiratório não invasivo que fornece ao paciente ar aquecido, umidificado e enriquecido com oxigênio. É tipicamente utilizada em pacientes que respiram espontaneamente e precisam de oxigênio em taxas de fluxo mais elevadas.

Difere da inspiração que se refere a uma das fases da respiração. A nebulização é um tipo de aerossolterapia, ou oxigenioterapia, procedimento que utiliza a inalação de vapores como via medicamentosa.

Um pulmão pode ter 70% dos alvéolos recrutados com uma PEEP de 15 cmH2O, ideal para um paciente com SDRA grave; Uma PEEP de 10 cmH2O é suficiente em pacientes com formas leves ou moderadas de SDRA.

A pressão expiratória final positiva (PEEP) é usada rotineiramente em prematuros ventilados para manter o volume pulmonar 8, e na deficiência de surfactante, pneumonia e outras doenças pulmonares, a ventilação mecânica com PEEP mostrou melhorar a oxigenação28-29.

Quais valores atribuídos para cada paciente?

  • PEEP profilática: 0-6 cmH2O.
  • PEEP moderada: 6-10 cmH2O.
  • PEEP de início de recrutamento: 10-12 cmH2O.
  • PEEP ideal (para SDRA): 12-25 cmH2O.
  • Manobra de recrutamento alveolar (para casos muito graves): >25 cmH2O.

A PEEP a ser escolhida deve ser aquela na qual encontramos a maior complacência pulmonar, supostamente pela melhor relação entre minimizar a atelectasia e evitar sobredistensão.