O que é filosofia de vida exemplos?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa. Muitas vezes essas normas são marcadas por uma religião, como por exemplo: filosofia de vida budista, filosofia de vida cristã, etc.

Assim, para quem busca construir uma filosofia de vida consciente, é importante observar se as ações refletem as palavras. Esse é um método de perceber a nós mesmos; pode ser também caminho para a vida genuína e, talvez, para o surgimento da reflexão filosófica.

Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos. Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc.

Crenças religiosas e Filosofias de vida
Ajuda a refletir sobre o direito humano e constitucional das pessoas terem religião ou não, no Brasil, bem como a importância do respeito às diferenças para construir uma cultura de paz.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

A filosofia se preocupa com a construção de conceitos que irão servir de base para diversas áreas do conhecimento. Assim, é tarefa da filosofia criar e desenvolver conceitos, sendo um campo do conhecimento que tem como objetivo a produção de conhecimento.

Ela basicamente nos ajuda a entender a realidade, através de questionamentos e críticas, além de transformar nosso conhecimento passivo em ativo (“saber pelo saber”).

Encontrar a si mesmo naquilo que se faz e conseguir se reconhecer – ou conhecer-se de novo nisso”. Essa é a definição de ter um propósito na vida dada pelo filósofo e professor Mario Sergio Cortella, autor de vários livros, entre eles Por Que Fazemos o Que Fazemos?

Resposta: A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. ... O pensamento crítico e as ferramentas que a filosofia nos proporciona nos ajudam a tomar decisões conscientes.

Friedrich Nietzsche, o filósofo da afirmação da vida.

A palavra "filosofia" é a união de suas palavras gregas amor (philo) e sabedoria (sophia), significando, então, o "amor à sabedoria", "amor ao conhecimento". A criação da palavra é atribuída ao filósofo grego Pitágoras.

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

O conceito de filosofia está relacionado com a busca incessante pela sabedoria. Assim, uma filosofia de vida também inclui a busca pelo autoconhecimento e por normas que atribuam estabilidade para um determinado indivíduo.

OS TIPOS DE CRENÇAS

  • 1) crenças sobre identidade;
  • 2) crenças sobre capacidade;
  • 3) crenças sobre merecimento.

Crenças pessoais podem ser quaisquer crenças ou valores que um indivíduo sustenta e que formam a base de seu estilo de vida e de seu comportamento. Embora possa haver uma sobreposição com o conceito de espiritualidade, as crenças pessoais não são necessariamente de natureza não-material, como é o caso do ateísmo.

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico.