O que é filamento de muco presente?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Trata-se de um fluído viscoso e tem o aspecto diferente da urina habitual. De modo geral representa descamação de células do epitélio do trato urinário, tanto da uretra como da bexiga. A presença do muco é indicada por filamentos mucoide que deixam a urina um pouco turva e com aspecto gelatinoso.

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

Bacteriúria significa presença de bactérias na urina. A presença de bactérias na urina costuma estar associada à infecção do trato urinário (ITU), mas isso nem sempre é verdade. É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

Qualquer tipo de alteração ou agressão ao sistema respiratório pode estimular o aumento da produção de muco, como também é chamado o catarro. Isso ocorre ao inalar fumaça, respirar alérgenos ou devido à exposição a vírus e bactérias causadores de infecções e processos inflamatórios.

A produção do muco cervical, assim como a lubrificação normal da vagina, é estimulada pelo estrogênio — hormônio que também ativa a proliferação das células do tecido interno do útero (endométrio), causando o aumento de sua espessura para que ele fique adequado à implantação de um embrião.

Embora possa ser confundido muitas vezes com um tipo de corrimento, o muco cervical é uma secreção natural do organismo feminino e desempenha um papel fundamental no processo de concepção, ao mesmo tempo que funciona como um importante fator preditivo do período mais fértil da mulher.

Alterações na cor. A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Febre baixa e constante; Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.
...
Infecção nos rins – Pielonefrite

  1. Febre acima de 38,5º C;
  2. Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
  3. Dor ou queimação ao urinar;
  4. Urina turva;
  5. Presença de pus ou sangue na urina;
  6. Vontade frequente para urinar.

O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral.

As taxas globais de leucócitos para homens adultos normais estão entre 4.500 e 11.000 por milímetro cúbico de sangue . Considera-se que há leucocitose quando a pessoa apresenta mais de 11.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue .

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão.

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

Urina amarelo-clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.