O que é ficar de resguardo no candomblé?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

São resguardos. São dias que a gente não pode tomar bebida alcoólica, ir para festas, usar roupa escura, comer alguns tipos de comiga, fazer sexo. Então, são dias que a gente fica ali de boinha e com essas proteções para impedir que energias negativas se aproximem", explicou.

Ela fica no roncó por 16 dias. Quando completa 16, ela vai sair no que se chama de barracão de santo, a casa do candomblé”, conta Ieda de Oxossi, mãe de santo.

A iniciação ou feitura “faz” a pessoa como filha de um santo e faz o santo ou orixá individual de quem ela é filha. A partir daí, ambos, a filha de santo e o seu orixá individual, ingressam em uma trajetória de crescimento e maturação que lhes permite ascender na hierarquia da casa.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática. Outro ponto importante é que mulheres que tiveram parto normal podem sofrer com dor e serem machucadas na penetração.

REconexão com o sagrado que habita dentro do seu. ser.

Além disso, caso aconteça a quebra de resguardo, há a possibilidade de a mulher engravidar nesse período. Apesar de a probabilidade ser pequena por causa da amamentação, e também porque a fertilidade retoma normalmente 45 dias após o parto, a gravidez não é impossível durante o resguardo.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé. Ao todo, Flora precisará ficar dentro do terreiro por 21 dias, sem sair para nada.

Ou seja, assobiar é invocar Exu. Sua invocação, sem que haja motivo ou sem nada para ele fazer, pode trazer graves consequências para aquele que o invocou, pois Exu é dado a brincadeiras que são violentas na maior parte das vezes, conforme nos relatou o babalorixá do terreiro.

São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.

Nosso exu tem que comer sangue, pois o sangue é vida e energia. Quanto mais ele se alimentar com sangue, mais forte ele vai ficar.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Não praticar exercícios intensos ou de impacto, sem a autorização médica. Durante as primeiras semanas após o parto, é fundamental que a mulher evite esforços intensos e atividades físicas de alto impacto, como a musculação.

Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal. A maioria das mulheres não apresenta complicações no parto que possam influenciar sua sexualidade.

O puerpério é o período que se inicia após o parto. Também conhecido como quarentena ou resguardo, pode se estender até a sexta ou oitava semana depois que o bebê nasce.

Vale destacar que Anitta frequenta o candomblé com a família antes de estourar com Show das Poderosas, e é filha do Orixá Logunedé.

A cantora frequenta o terreiro de Candomblé de Sérgio Pina há oito anos. Na foto, Anitta abraça Sérgio e usa uma roupa branca e os fios de conta do Orixá de cabeça dela, Logun Edé, o jovem caçador, filho de Oxum e Oxóssi.