O que é fibrose palmar?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Fibromatose palmar, conhecida também como Moléstia de Dupuytren, é uma alteração que afeta a fáscia palmar, tecido que fica logo abaixo da pele na mão. Em geral, é uma doença que provoca lesões nodulares e até mesmo a limitação funcional na extensão dos dedos.

O aparecimento de “caroços” ou nódulos duros na palma da mão e dos dedos, por vezes dolorosos e que obrigam os dedos a dobrar, indicia a presença da Doença ou Contractura de Dupuytren. Esta doença foi descrita por um Cirurgião Francês em 1834.

Doença de Dupuytren é uma doença benigna da fáscia palmar e digital (tecido que fica logo abaixo da pele na mão) que consiste na formação de nódulos e cordas de tecido fibromatoso que podem puxar os dedos e causar contraturas.

Basicamente, a cirurgia consiste em uma incisão, geralmente maior do que o tamanho da lesão, onde será removido todo o tecido doente e posteriormente encaminhado para análise laboratorial. O pós-operatório dependerá da intensidade da deformidade e da extensão da cirurgia.

A causa da fibrose nos pés ainda não é totalmente conhecida, porém acredita-se que esteja relacionada a fatores genéticos. É importante salientar que trauma e lesões não causam essa condição. Os nódulos da fibromatose plantar podem surgir nos dois pés, em tamanhos variados, de 0,5 a 3 cm de diâmetro.

Fibromatose

  • Dor: pode ser na compressão local ou por compressão.
  • Inchaço local.
  • Rigidez articular.
  • Dificuldade de movimentação.
  • Obstrução intestinal (quando localizado no abdômen).

A fibromatose plantar é um crescimento não cancerígeno (benigno) de tecido conjuntivo na sola dos pés (fáscia plantar). Na fibromatose plantar, surgem protuberâncias na sola dos pés e são mais evidentes quando o hálux é puxado para trás e o pé é curvado para cima, em direção à perna.

Na pele, geralmente são vistos como sinais com mudança de coloração, verrugas, as vezes lesões. Nos tecidos moles e ossos aparecem mais frequentemente como aumento de volume em baixo da pele.

Se você tem um caroço duro na mão e suspeita que ele pode ser um cisto sinovial e, portanto, benigno, deve buscar um médico ortopedista ou reumatologista para fazer o diagnóstico. Nesse caso, a primeira ação não envolve a solicitação de exames preventivos ou nada do tipo.

Linfoma é o nome dado a um conjunto de tumores malignos originados a partir da proliferação anormal de células do sistema imune, conhecidas como linfócitos B ou linfócitos T, e que acomete tecidos linfoides, principalmente linfonodos.

Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual.

2 – Fibrose pulmonar não tem cura
A fibrose pulmonar não possui cura porque há uma mudança no tecido pulmonar. No caso, com o surgimento das fibroses, ele fica mais rígido e, com o tempo, perde a elasticidade, fator que ainda não é possível ser revertido.

A Fibrose Cística é uma doença genética que não tem cura. Ela se manifesta, principalmente, no aparelho respiratório e no pâncreas.

Normalmente, as fibroses diminuem de forma natural com o passar do tempo, após 60 ou 90 dias. As formas de tratamento variam de acordo com alguns fatores, como o tempo de ocorrência.

A fibrose se torna uma complicação, assumindo tamanhos maiores e gerando mais incômodo, quando a cirurgia causa lesões às células. Com isso, surgem nódulos, endurecimento da pele, desconforto, além de dificuldade no movimento. Quando há essas lesões às células, ocorre uma reação inflamatória, inchaço e roxo.

Nos cistos pequenos ou localizados nos dedos ou palma das mãos, a punção é mais difícil e menos efetiva. Nestes casos, quando o paciente sente dor, é recomendado a ressecção cirúrgica dos mesmos. Também está indicada a cirurgia nos cistos maiores que recidivaram após punção prévia.

Continuar lendo O que dissolve fibrose?