O que e fibrose na barriga?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O que é fibrose? A fibrose é uma resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico. Contudo, quanto maior a lesão, maior será a formação tecido cicatricial (fibrose).

A fibrose faz parte desse processo natural de cicatrização interna e normalmente não causa problemas para as pacientes, desaparecendo após alguns meses.

E o que é a fibrose pós-cirurgia plástica? A fibrose é resultado de uma reação inflamatória na formação de uma cicatriz interna. As células lesionadas provocam excesso de proteínas e os fibroblastos passam a produzir colágeno em excesso, tornando a região volumosa, sem elasticidade e sensibilidade.

As doenças que podem levar a uma fibrose pulmonar são covid-19, dermatomiosite, polimiosite, doença mista do tecido conjuntivo, artrite reumatóide, lúpus, pneumonia, entre outras. A relação entre elas se deve ao fato de causarem inflamação na parte terminal dos pulmões e serem doenças intersticiais pulmonares (DIP).

O que acontece são lesões nas células que causam inflamações, inchaços e equimose. O corpo reage produzindo mais proteínas na região operada, assim produzindo mais colágeno e resultando em fibroses em excesso. Os sintomas vão aparecendo nas primeiras semanas após a cirurgia e se agravando nos primeiros meses.

Tosse que não passa, suor mais salgado que o normal, pneumonia de repetição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura. Se esses sintomas aparecerem com frequência, pode indicar fibrose cística.

Os principais sintomas que despertam o alerta para a fibrose pulmonar são:

  1. Falta de ar;
  2. Tosse seca;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Dores musculares e articulares;
  5. Alargamento e arredondamento das pontas dos dedos, chamado de baqueteamento digital.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

Se não houver uma intervenção rápida, os resultados desta complicação podem ser permanentes. Assim, o paciente fica com irregularidades visíveis sob a pele, retrações na área da cirurgia e enrugamento. Embora seja menos frequente, a pessoa também pode sentir dor e desenvolver nódulos endurecidos na região.

A Fibrose Cística é uma doença genética que não tem cura. Ela se manifesta, principalmente, no aparelho respiratório e no pâncreas.

Ainda não existe cura para a fibrose pulmonar. O tratamento é feito com medicações para inflamação, buscando desacelerar o avanço da doença. Alguns pacientes apresentam redução da oxigenação sanguínea, sendo indicado, além de fármacos, o uso de dispositivos portáteis com suplementação de oxigênio.

A fibrose se torna uma complicação, assumindo tamanhos maiores e gerando mais incômodo, quando a cirurgia causa lesões às células. Com isso, surgem nódulos, endurecimento da pele, desconforto, além de dificuldade no movimento. Quando há essas lesões às células, ocorre uma reação inflamatória, inchaço e roxo.

Outros tipos de fibroses
Alguns exemplos são: fibrose do fígado (cirrose), fibrose do mediastino (tecido mole do mediastino), mielofibrose (medula óssea), Doença de Crohn (intestino), quelóide (pele), artrofibrose (joelho, ombro, outras articulações), fibrose nos pés (ledderhose) e por aí vai.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Ainda pouco conhecida, a fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma perigosa doença que atinge os pulmões, comprometendo gravemente a função do órgão.

Fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos. O gene defeituoso é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença) e é responsável pela alteração no transporte de íons através das membranas das células.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.

Em alguns casos, a fibrose pode se apresentar com tamanhos maiores e em maior quantidade, resultando em irregularidades na pele da região operada, que poderá apresentar nódulos, endurecimento e desconforto ou dor.

Isso acontece porque leva um tempo para os tecidos ficarem bem cicatrizados.

Continuar lendo O que dissolve fibrose?