O que é fenologia de floração?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Resumo: A fenologia da floração é considerada uma característica da aptidão que faz parte do nicho ecológico das espécies de plantas, e que se espelha em seus padrões de distribuição geográfica.

A fenologia contribui para o entendimento da regeneração e reprodução das plantas, da organização temporal e dos recursos dentro das comunidades, das interações planta-animal e da relação da historia de vida dos animais que dependem das plantas para alimentação.

Por conveniência, subdivide-se o processo de floração em três fases: in- dução, evocação e desenvolvimento floral.

Representa, portanto, o estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes fases: germinação (Figura 1), emergência, crescimento e desenvolvimento vegetativo, florescimento (Figura 2), frutificação, formação das sementes e maturação.

A escala fenológica, também conhecida como escala de desenvolvimento, é a caracterização dos estágios fenológicos das culturas e a padronização da terminologia de modo objetivo e preciso. Isso o permite uma melhor comunicação entre pesquisadores, extensionistas, assistentes técnicos e agricultores.

Quais as principais mudanças durante a fase de floração? O tempo de duração dessa fase será indicado de acordo com a variedade – as índicas levam de sete a nove semanas para completar o processo e as sativas de 10 a 14 semanas.

4. Floração. Como explicamos ali em cima, a floração ocorre até a décima segunda semana de vida da planta. Depois dessa etapa, ocorre a frutificação, período marcado pelas inflorescências femininas, plantas que não foram fertilizadas.

O cultivo de culturas saudáveis e produtivas pode constituir um grande desafio, tendo em conta que existem 6 fatores que afetam o crescimento e o florescimento do seu cultivo: nutrição, fornecimento de água, intensidade da luz, oxigénio e CO2.

O entendimento sobre a planta se dá, em parte, através do aprendizado da fenologia da soja, que compreende o estudo de como as plantas se desenvolvem.

da fenologia reprodutiva é essencial para a obtenção de sementes que suprirão a de- manda de material propagativo de espécies arbóreas nativas da Amazônia, em programas de reflorestamento. Além disso, auxilia na definição de metas e ações orientadoras das operações de ma- nejo das populações e comunidades.

A cana-de-açúcar é propagada por toletes (mudas) com 3-4 gemas, provenientes dos colmos. As gemas são constituídas de células e tecidos em estado de latência e grande poder de diferenciação.

Quando começa a etapa de Floração? Crescendo ao ar livre, as plantas começarão a etapa de floração quando os dias crescerem mais curtos, geralmente quando o Outono está chegando.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

Antes da floração
“Finalize as podas antes que as espécies floresçam para que seu desenvolvimento aconteça de forma saudável”, ensina a engenheira agrônoma Fabiana Fróes. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta.

O estádio vegetativo da planta é uma das fases mais importantes do cultivo porque é neste período que a planta se desenvolve e cria a estrutura necessária para produzir energia necessária e suportar o peso de sua produção, dando sustentação para a próxima e decisiva fase de produção: a fase reprodutiva.

O ciclo de vida de todas as plantas apresenta alternância de gerações, sendo observadas uma geração multicelular haploide e outra multicelular diploide. A geração multicelular haploide é a fase do gametófito, que produz gametas por mitose.

O ciclo de vida das plantas é o conjunto de diferentes processos no qual a planta passa desde a germinação da semente até o desenvolvimento dentro de outra planta onde forma novas sementes. O ciclo de vida das plantas inicia com a semente germinando na planta que cresce e produz novas sementes.

Escala é uma relação entre o tamanho real de algo e sua representação. Por exemplo, o mapa do Brasil representa o tamanho do país. As miniaturas de carros e bonecos também envolvem o conceito de escala, pois os representam.

Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real. Consequentemente, essa proporção é de 1 por 500. Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: a escala numérica e a escala gráfica.

Nesse momento, também há em 4.0 o “emborrachamento”, onde a bainha foliar é engrossada finalizando o período vegetativo. Durante esse processo a planta está bastante vulnerável a estresses hídricos ou térmicos que possam ocorrer no ambiente.