O que é fenolftaleína para que serve?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Solução de fenolftaleína: a fenolftaleína é um indicador sintético que, quando dissolvida em água se ioniza originando íons que estabelecem um equilíbrio e se transforma em uma solução incolor que ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor.

Este indicador pode ser encontrado em lojas de química, materiais para tratamento de piscinas ou farmácias de manipulação. A fenolftaleína é um indicador ácido-base (indicador de pH).

O que acontece
A fenolftaleína é um dos indicadores ácido-base, ou seja, é uma substância que apresenta uma determinada coloração quando colocada em um meio ácido ou básico. Em meio básico a coloração da fenolftaleína é rosa-violeta. Na respiração, expira-se (libera-se) mais gás carbônico do que se aspira (inala).

Os corantes naturais vêm sendo vastamente empregados como indicadores ácido-base, como alternativa aos indicadores normalmente utilizados, como fenolftaleína, azul de bromotimol, vermelho de metila, entre outros (COUTO, RAMOS e CAVALHEIRO, 1998; COSTA, 2011).

Embalagem: 25g - R$ 32,42. 100g - R$ 81,97.

SOLUÇÃO DE FENOLFTALEÍNA (C20H14O4) a 1 % (m/v) Preparo da solução indicadora: Pesar cerca de 1 g de fenolftaleína p.a. e dissolver em 100 mL de solução de álcool etílico (C2H5OH) a 95 % (v/v). Conservar sob refrigeração. Intervalo de viragem: pH 8,2 a 9,8, passando de incolor a vermelho.

De forma geral, um indicador é uma pontuação ou uma métrica que pode ter um significado específico para a gestão da empresa. É com base nessas informações que os empreendedores devem planejar suas decisões. Se você não sabe avaliar os resultados de sua empresa, não tem como saber como está o seu desempenho.

A manutenção do pH do sangue em níveis normais é fundamental para a manutenção das células, que são recobertas por sangue. Quando há variação nesse índice, as células não se comportam como o esperado, podendo morrer mais cedo e causar diversas complicações de saúde.

A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É pouco solúvel em água, porém solúvel em etanol (álcool etílico).

Entenda por que o suco mudou de cor
O repolho roxo - assim como muitas plantas - possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.

O extrato do repolho apresenta coloração roxa, e funciona como indicador de pH porque é rico em antocianinas.

O papel neutro, em contato com ácidos, torna-se vermelho; em contato com bases, torna-se azul.

incolor

Inicialmente o indicador fenolftaleína fica incolor no vinagre, porque está em meio ácido.

É possível fazer um indicador ácido-base com repolho roxo por apenas bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar. Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico.

Indicadores ácido-base são substâncias que, na prática, nos indicam o pH de uma solução pela mudança de coloração. Quanto mais ácida uma solução, maior a quantidade de íons hidrônio (H3O+) e menor o pH. Por outro lado, quanto menor a concentração dessa espécie, a solução é básica e o pH é elevado.

* Curcumina: está presente nas raízes da planta curcuma longa e pertence à família do gengibre. Ela adquire cor amarela em pH igual a 7,4 e vermelha em pH igual a 8,6.

Solução de fenolftaleína: a fenolftaleína é um indicador sintético que, quando dissolvida em água se ioniza originando íons que estabelecem um equilíbrio e se transforma em uma solução incolor que ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor.

Se a solução for misturada com uma substância com uma classificação de acidez entre 8 e 10, ela pode ficar vermelha ou rosa. Se os níveis de ácido de uma substância excederem o pH 10, a solução de fenolftaleína pode ficar roxa.

Bem, a fenolftaleína é um indicador ácido-base que muda de cor de acordo com o pH do meio. Em meios neutros e ácidos, a fenolftaleína fica incolor, mas, em meios básicos, fica com um tom rosa bem intenso, quase vermelho. A mancha some porque o amoníaco evapora facilmente, e a fenolftaleína volta a ficar incolor.