O que é femproporex e para que serve?

Perguntado por: ochaves2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O medicamento femproporex (no inglês, fenproporex) é um inibidor do apetite derivado da anfetamina, que atua no sistema nervoso central, sendo utilizado para o tratamento da obesidade. Trabalhos experimentais relatam diminuição ou nenhuma alteração de peso. Em humanos, os resultados também são controversos.

A anfepramona, o femproporex e o mazindol são medicamentos chamados de anorexígenos. Eles agem no sistema da noradrenalina, um neurotransmissor que pode interferir na fome, no sono, no humor e também no sistema cardiovascular.

Anfepramona (dietilpropiona)
A Anfepramona age de modo semelhante ao Femproporex, porém é um inibidor do apetite menos potente.

Já foi demonstrado que seu uso reduziu em 7% do peso inicial de voluntárias obesas, porém, em outros trabalhos poucos participantes tiveram diminuição do apetite e redução do peso corporal após a utilização do medicamento.

Semaglutida: Anvisa aprova medicamento com substância que promete emagrecer; médicos fazem alerta | Fantástico | G1.

Com isso, a venda de produtos com sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol fica condicionada à apresentação da receita especial na cor azul, no modelo B2, que fica retida com o farmacêutico.

Conclui-se que a Sibutramina é a droga mais indicada devido ao baixo risco de efeitos colaterais em relação à Anfepramona.

É importante esclarecer que produtos à base de anfepramona, femproporex e mazindol não estão proibidos. O registro de medicamentos com essas substâncias pode ser solicitado e poderá ser concedido mediante a apresentação de dados que comprovem a eficácia e segurança dos mesmos, conforme Art.

Álcool: o uso concomitante com os supressores de apetite não é recomendado visto que pode aumentar o potencial para ocorrer efeitos sobre o SNC, tais como: tontura, vertigem, fraqueza, síncope e confusão.

Por isso, o indicado é tomar duas vezes ao dia – 2 horas antes do almoço e 2 horas antes do jantar.

De longe a Sibutramina mostrou-se mais eficiente e segura do que a Anfepramona em virtude de seus riscos que se usados de maneira indevida ou sem acompanhamento pode levar a casos graves de sequelas ou até à morte.

A assessoria jurídica da banda Calcinha Preta divulgou ao g1 que a cantora estava fazendo uso de algumas medicações para emagrecimento, inclusive a Lisdexanfetamina, popularmente conhecida no Brasil como Venvanse (nome comercial), que havia sido receitada para Paulinha Abelha com o propósito de inibir o apetite.

A sibutramina é o remédio para emagrecer mais vendido no Brasil. Ela consegue aumentar os níveis de adrenalina no corpo inteiro, inclusive no cérebro, elevando a queima de calorias e diminuindo a fome.

Como observado nos estudos clínicos, a semaglutida subcutânea semanal (Princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) é a medicação com melhor eficácia para perda de peso comercializada no Brasil.

Sendo assim, como não há registro na Anvisa de medicamento que contenha as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, não está permitida comercialização/manipulação destas.

Como observado nos estudos e na prática clínica, a perda de peso com Saxenda ® depende de cada organismo, porém, a média de redução fica em torno de 8% do peso, com uma perda cerca de 3 vezes superior aos pacientes que praticam exercício e fazem dieta isolados.

O produto aprovado pela Anvisa para emagrecimento é outro, o Wegovy.

Wegovy é o nome da injeção que aplica na barriga para emagrecer que a Anvisa aprovou para uso no Brasil. O remédio contra obesidade é produzido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk e tem o mesmo princípio ativo do medicamento Ozempic, autorizado no Brasil para uso contra diabetes tipo 2.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (2) o primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade, o Wegovy (semaglutida 2,4mg).

Tomar uma cápsula por dia, às 10 horas da manhã, ou a critério médico. Via Dutra, km 222,2 - Guarulhos - SP CNPJ 60.659.463/0001-91 Indústria Brasileira Número de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA.

A inicial do pedido narra que, segundo Resolução da Diretoria Colegiada nº 50/2014, da Anvisa, a manipulação de medicamentos constituídos pelas substâncias anfepramona, femproporex, mazindol e sibutramina está vedada, com exceção daquelas presentes em produtos já registrados.