O que e felicidade para Pitágoras?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Leonor conta que para Pitágoras, o que traz felicidade é um grau de saber, ter um sentido de vida, saber o que se busca. “Para ele, a felicidade plena só podia ser vivida pelo sábio, de modo que dela vamos nos preenchendo à medida que alcançamos a sabedoria, conhecendo a nós mesmos e a natureza”, diz.

Os pitagóricos acreditavam na reencarnação, e estabeleciam que era necessário viver a vida material para atingir a purificação e o aperfeiçoamento da alma. A vida corpórea era um meio de adquirir conhecimento para atingir os estágios maiores de desenvolvimento.

Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento.

Ele defendia que todas as coisas são números e o princípio fundamental de tudo seria a estrutura numérica. Ou seja, o mundo surgiu quando precisou haver uma limitação para o ápeiron e essa limitação eram formas numéricas sobre o espaço. Os pitagóricos faziam um amálgama de concepções, como era comum na época.

Pitágoras de Samos foi um dos grandes filósofos pré-socráticos e matemáticos da Grécia Antiga. Segundo ele “tudo é número”, frase que indica uma explicação para a realidade e tudo que existe no mundo. A ele foi atribuído o uso e criação dos termos “filósofo” e “matemática”.

Nesse sentido, para Platão, a felicidade é o resultado final de uma vida dedicada a um conhecimento progressivo até se atingir a ideia do bem, o que poderia ser sintetizado na seguinte fórmula: conhecimento = bondade/justiça = felicidade.

A felicidade para Sócrates é a obtenção do maior prazer possível e disponível ao ser humano; este agiria de forma a obter o máximo prazer.

Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas.

Com isso, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Pitágoras (582 - 497 a. C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do "Teorema de Pitágoras": "Em um triangulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos".

O Teorema de Pitágoras é considerado um dos alicerces da Matemática, pois através dele construímos e generalizamos diversas situações matemáticas, também possui grande importância no estudo da Física. A compreensão do Teorema é de grande importância para estudos futuros, relacionados à Geometria e Trigonometria.

Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.

As pessoas expressam felicidade quando se sentem bem consigo mesmas, recordam de momentos bons, passam tempo com indivíduos amados, fazem o que gostam e imaginam possibilidades positivas para o futuro. Ser feliz também está associado à percepção geral sobre a vida.

A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar à ataraxia, a qual representa um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações, pois, conforme Epicuro, há prazeres maus e violentos, ...

A principal contribuição de Pitágoras foi à descoberta da relação de igualdade entre a soma dos quadrados dos catetos e o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo. O que é conhecido como Teorema de Pitágoras.

Os pitagóricos estudaram geometria, aritmética, astronomia e música. Diz-se que o símbolo da Escola Pitagórica era a estrela de 5 pontas (pentagrama) e o seu lema era "Tudo é número", ou seja, para eles tudo no Universo era regido pelos números e as suas relações.

Pitágoras acreditava que a realidade poderia ser explicada pela matemática.

Pitágoras não queria ser chamado de sábio, pois este seria quem possui a sabedoria. O filósofo é amigo da sabedoria, gosta da sabedoria, a procura, mas não a possui. Neste sentido, a filosofia corresponde à busca da sabedoria e do conhecimento, não a obtenção dela como algo acabado.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Pelo que nós sabemos hoje um grego chamado Pitágoras, que viveu à 2500 atrás, concluiu que a Terra era redonda. Ele chegou a esta conclusão por causa da localização das estrelas em diversos locais da Terra e também por causa da maneira como os navios aparecem ou desaparecem no horizonte ao chegarem num porto.