O que e feito o próton?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

O próton é feito de dois quarks 'u' e um 'd'. A diferença fundamental é a carga elétrica. O quark 'u' tem carga de + 2/3, o quark 'd' tem carga de - 1/3.” “O píon foi previsto, mas demorou um pouco para ser observado.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

Os prótons são importantes pois sua quantidade no núcleo atômico determina as propriedades químicas de um átomo.

Os prótons, que possuem carga elétrica positiva igual a 1,6 x 10-19 C, juntamente com os nêutrons, que são eletricamente neutros, estão localizados no núcleo do átomo. Ao redor do núcleo se encontra a eletrosfera, onde estão localizados os elétrons, que possuem carga elétrica negativa e igual a -1,6 x 10-19 C.

Com esta grandeza e com a relação de equivalência de Einstein, podemos associar ao próton uma massa de 1,6726219.10-27kg ou uma energia de repouso de 0,938272081.109 eV/c2, que pode ser escrita como 0,938272081 GeV/c2, onde GeV significa gigaelétron-Volt, 109eV =1GeV.

neutrino

Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. “Ele pode ter 4 x 10-33 grama,”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Os quarks constituintes dos prótons e nêutrons são, respectivamente, u + u + d e u + d + d. Como existe diferença de carga elétrica entre prótons e nêutrons, admite-se que o quark u tenha carga fracionária + 2/3e, enquanto o quark d tenha carga -1/3e, onde e é a carga fundamental.

Assim, 380 mil anos após o Big Bang, os elétrons começaram a se alojar ao redor dos núcleos atômicos. Dessa união nasceram os primeiros átomos, componentes estes de toda a matéria que conhecemos. Os fótons são os mediadores dessa união, e quando essa união enfraquece, partículas de fóton são emitidas na forma de luz.

Quarks e léptons formam o conjunto das partículas elementares, aquelas que compõem toda a matéria do universo. Juntos, são os blocos de construção da realidade, sendo que up (u) e down (d) são os tipos de quarks que encontramos dentro dos prótons e nêutrons e, quando se juntam com elétrons (e), formam os átomos.

PARTÍCULASÍMBOLO
No núcleoprótonp
neutronn
Na eletrosferaelétrone-

tem a cor branca mas o que que isso significa no mundo sob atômico falar que as coisas têm cores não faz tanto sentido.

Tal pesquisa detectou um feixe de luz no sentido oposto ao dos elétrons, Goldstein propôs que poderiam existir partículas com carga oposta (positiva) no sistema. Anos mais tarde, em 1904, Rutherford confirmou em suas experiências com gás hidrogênio, a presença de tais partículas positivas e as nomeou de prótons.

O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 . 10-19-C é chamado de carga elementar “e”.