O que é feito com o bebê após o nascimento?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Logo após o nascimento, o bebê é colocado sobre o tórax da mãe em contato pele a pele. Esse momento é conhecido como a hora dourada (golden hour), quando mãe e bebê vão finalmente se conhecer fora do útero e a não interferência deve ser prezada o máximo possível.

Puerpério imediato (1º ao 10º dia)
São os primeiros 10 dias após o nascimento do bebê, por parto vaginal ou via cesárea. Tem início com a expulsão da placenta. Imediatamente depois do parto, a mãe perde, em média, de cinco a seis quilos. A diminuição do peso continua conforma ele vai amamentando.

Posteriormente, será de cor amarelo branco (duram entre 20 dias até dois meses).

Com 30 minutos nos braços da mãe, o RN começa a procurar o seio instintivamente para se alimentar. Ou seja, ao separar o bebê recém nascido da mãe, e dar banho logo após o parto pode dificultar esse processo de reconhecimento e consequentemente atrapalhar a amamentação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro banho do bebê, idealmente, deve ser realizado depois de 24 horas do parto. Porém, quando não for possível aguardar, recomenda-se que seja feito, no mínimo, após 6 horas do nascimento.

O choro é uma maneira do recém-nascido encher seus pulmões de ar, expelir o líquido amniótico que estava dentro deles e ajudar na expansão e abertura do órgão. "É o início da troca independente de oxigênio e gás carbônico pelo bebê, ou seja, ele chora para sobreviver sozinho e iniciar a respiração", explica o médico.

Normalmente o bebê sai pela vagina da mãe – é o que chamamos de parto. Pouco antes do parto o bebê fica de cabeça para baixo. O corpo da mãe produz algumas substâncias que fazem o útero se contrair e isso ajuda o bebê a sair pela vagina.

A ação mais importante para o bebê é mantê-lo junto da sua mãe imediatamente após o nascimento para que ele, ao sair do padrão de vida uterina, possa sentir na sua pele que está com sua mãe e sentir esse vínculo. Consideramos que é um direito do bebê estar com sua mãe imediatamente após o nascimento.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

O bebê não chorar ao nascer, isoladamente, não indica problema algum. Muitos fazem essa transição de maneira bem suave e calma… e é lindo demais do mesmo jeito!

Diminuição do tamanho do útero
Ele demora de seis a oito semanas para retornar ao tamanho de antes da gravidez.

Logo após o nascimento do bebê, a placenta é expelida pela mulher naturalmente, com direito até a contrações. Em partos feitos por cesárea, elas são retiradas pelos médicos do corpo da mulher.

A episiotomia é um corte cirúrgico efetuado no períneo (conjunto de músculos próximos a vulva e ânus) ao final do parto, no período expulsivo, já quando a cabeça do bebê começa a sair.

Engolir líquido amniótico é absolutamente normal e o feto faz isso durante toda a gestação. Portanto não é necessário ficar preocupada com engolir líquido amniótico. Por outro lado, existe a síndrome de aspiração de mecônio, que pode causar problemas para o bebê.