O que é feito a salsicha?

Perguntado por: idinis . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Basicamente, a salsicha pode ser produzida com carne bovina, suína ou de frango. A matéria prima usada para diferenciá-la será decidida pelo fabricante, de acordo com o tipo de produto que deseja oferecer a seus clientes.

Afinal, do que são feitas as salsichas? As salsichas, na sua maioria, são elaboradas com carnes suínas e de aves. Trata-se de um produto cárneo fornecedor de proteína.

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.

Esse é um alimento ultraprocessado e que devemos evitar ao máximo sob o risco de causar doenças cardiovasculares, como a hipertensão. Os alimentos embutidos são geralmente repletos de aditivos químicos para que possam ser conservados por um tempo mais longo.

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

Carne Mecanicamente Separada De Ave, Gordura Suína, Pele Suína, Amido, Água, Proteína De Soja, Sal, Miúdos Suínos (Pode Conter Fígado, Língua, Rim E/Ou Coração), Carne Suína, Açúcar, Soro De Leite, Ovo, Pele De Ave, Alho, Aromatizantes: Aroma Natural De Fumaça, Aromas Naturais (Com Pimenta) E Aromas Idêntico Ao Natural ...

Em uma simples salsicha que é feita com um mix de restos de carne de boi, frango e suína, podemos encontrar o focinho de um porco, coágulos de sangue de um frango, gordura do pescoço e restos de carne de boi como o cérebro, além de muito sal e corantes para disfarçar o sabor.

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne equina do mundo. Verdade, sim, nós somos! Entre as iguarias feitas com ela estão almôndegas, salame, mortadela, salsicha, sashimi (carne crua) e carne defumada.

A salsicha viena, que foi criada na capital da Áustria e leva o mesmo nome, é considerada uma das melhores por conta do quesito qualidade. Feita com uma mistura de carnes bovina e/ou suína, ela tem um formato mais longo e não tem a adição de carne processada.

O verdadeiro nome de Salsicha é Norville Rogers. Aqui no Brasil, Shaggy virou Salsicha, mas o significado original do termo quer dizer “desgrenhado”.

Não é indicado consumir a salsicha que esteja fora de refrigeração, crua ou aquela mergulhada há horas na panela do carrinho de cachorro-quente, a não ser que a água emane vapores, isto é, esteja acima de 60 graus. “Ela deve ser cozida na hora e por cinco minutos após levantar fervura”, aconselha Dr. Bactéria.

Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água (9,93%), miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), pele de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), proteína de soja (2,48%)**, amido (1,80%), sal, páprica, cebola, ...

Carne bovina, carne suína, carne de ave mecanicamente separada, papada, miúdos suínos e bovinos, pele suína, proteína vegetal, glicose, sal, amido (máx 2%), aromatizante: aromas naturais, estabilizante: tripolifosfato de sódio; conservadores: nitrato e nitrito de sódio, condimento natural; antioxidante: eritorbato de ...

Conforme Ubiracir Fernandes, químico industrial, doutor em vigilância sanitária e integrante do Conselho Federal de Química (CFQ), não há comprovação sobre o tempo que demora para a salsicha “sair” do organismo de quem a ingere. “A informação é equivocada.

Salsichas contém um pigmento vermelho chamado “haems”, que, uma vez no intestino, pode irritar ou danificar as células que o revestem, o que pode levar a eles a divisão mais rápida – exatamente o tipo de ação que tem mais chances de aumentar o risco de desenvolver câncer.

Os embutidos feitos de modo artesanal, sem conservantes, que levam apenas boas partes das carnes, um pouco da gordura natural delas, temperos e especiarias, não oferecem nenhum risco à saúde.