O que é fecundação cruzada exemplos?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. Como exemplo, podemos citar os cordados. Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo. Um exemplo de autofecundação é a que ocorre com as tênias.

A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal; Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.

A fecundação cruzada é comum em vegetais, a partir da troca de pólen, e em seres do filo annelida. Esses realizam também a autofecundação, processo em que o próprio animal — que é hermafrodita — se fecunda.

Se o encontro do óvulo com o espermatozóide acontecer fora do corpo da futura mãe a fertilização é chamada externa e se ocorrer dentro do corpo, interna. Nos peixes (assim como nos anfíbios) a fertilização é principalmente externa.

A fecundação é o processo pelo qual o gameta masculino une-se ao gameta feminino para formar o zigoto ou célula-ovo. Entre os animais, existem duas formas de fecundação: a interna e a externa.

Importância da reprodução sexuada
A reprodução sexuada, por envolver a fusão de gametas, promove maior variabilidade genética, não sendo observada a formação de clones, como na reprodução assexuada. Essa variabilidade genética é importante para que a seleção natural possa atuar.

As barreiras mecânicas também favorecem a polinização cruzada. O exemplo clássico é a alfafa, que tem uma membrana sobre o estigma que impede a fecundação do grão de pólen da própria flor. A fecundação só ocorre quando a barreira é rompida por insetos polinizadores, que trazem pólen de outras plantas.

Fecundação cruzada é quando há troca de gametas entre indivíduos fora de seu corpo. Fecundação interna é quando a troca de gametas ocorre dentro do corpo de um dos indivíduos.

Fecundação interna (ou fertilização interna) ocorre quando os espermatozoides são depositados no interior do corpo da fêmea após a cópula. Exemplos de animais que apresentam fecundação interna são: mamíferos, répteis, aves e algumas espécies de invertebrados (como insetos e polvos).

Fecundação cruzada é a que ocorre entre gametas originários de dois indivíduos diferentes, de sexos diferentes ou não.

Todos os mamíferos apresentam fecundação interna, mas em algumas espécies a atração do espermatozoide ocorre através de substâncias químicas produzidas pelo óvulo, ou pelas células que o envolvem. É importante ressaltar que os espermatozoides fecundam apenas os óvulos das fêmeas da mesma espécie.

As minhocas realizam o que chamamos de fecundação cruzada, com cada indivíduo se colocando na posição inversa à do outro. Na fecundação cruzada, ambos os indivíduos recebem espermatozoides. Nesse tipo de reprodução, há a troca de espermatozoides, os quais são colocados na espermateca do outro indivíduo.

Por possuirem os dois sexos (masculino e feminino), as minhocas são hermafroditas. Mas, para que se reproduzam, é necessário que duas delas realizem uma dupla fecundação, e formem, com isso, um casulo cheio de ovos, de onde nascerão pequenas minhocas.

As minhocas são hermafroditas, isto é, uma mesma minhoca apresenta sistema reprodutor masculino e feminino. No entanto, elas não se autofecundam: sempre é necessária a união de dois indivíduos para a troca de espermatozoides. Esse processo chama-se fecundação cruzada.

Reprodução dos Anfíbios
A reprodução é sexuada, geralmente com fecundação externa, onde a fêmea elimina os óvulos na água e o macho despeja os espermatozoides sobre eles. Os embriões se desenvolvem em forma de larvas, que passam pela metamorfose, originando os adultos.

Por conta de sua anatomia, o Microbrachius precisava fazer uma estranha "dança" de acasalamento. "O peixe precisava copular de lado, como numa espécie de dança, em que as barbatanas serviam para dar apoio enquanto o macho introduzia seu membro na fêmea", diz Long. Curiosamente, essa forma de reprodução não durou.