O que é fé pública Exemplos?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Têm fé pública, por exemplo, escrivães e servidores da Justiça, advogados, escrivães de polícia, oficiais de justiça, oficiais de registro civil, tabeliães, oficiais de registro de imóveis, funcionários públicos federais, entre outros.

Como vimos, o advogado tem fé pública para autenticar documentos. Com isso, dá-se maior celeridade para o processo, poupa-se tempo e dinheiro e é concedida mais igualdade entre advogados e demais profissionais do Poder Judiciário. Ficou alguma dúvida?

O requerente deve comparecer ao Cartório de Notas escolhido e apresentar seus documentos pessoais originais, como RG e CPF. Para a lavratura do documento, o interessado deve declarar o que deseja para o escrevente do cartório, que transcreverá o conteúdo no livro notarial, tornando a declaração pública.

O Notário ou Tabelião e o Oficial de Registro ou Registrador são dotados de fé pública, aos quais é delegado o exercício, em caráter privado, da atividade notarial e registral.

Documentos com fé pública não precisam de autenticação ou reconhecimento de firma.

Fé pública nada mais é do que uma autenticação da verdade dada aos atos e palavras de um servidor.... É uma presunção de veracidade outorgada principalmente aos policiais que gera uma blindagem jurídica às suas opiniões e palavras....

Já está em vigor a Lei 11.925/2009, que reconhece que o advogado tem fé pública, estabelecendo que o documento em cópia oferecido para prova poderá ser declarado autêntico pelo próprio profissional, sob sua responsabilidade pessoal.

Lei nº 12.774, de 28 de dezembro de 2012. Art. 4o As carteiras de identidade funcional emitidas pelos órgãos do Poder Judiciário da União têm fé pública em todo o território nacional.

Podem ser autenticadas as cópias de documentos originários como carta de ordem, de sentença, de arrematação, de adjudicação, formais de partilha, certidões positivas de registro público e de protestos e de certidões da Junta Comercial.

Classificação: É crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa; é plurissubsistente, admitindo a tentativa; é doloso,sem exigência de elemento subjetivo especial do tipo; é formal, por não exigir resultado naturalístico (efetiva falsificação dos papéis públicos) para a sua consumação; é permanente apenas nas ...

Credibilidade e confiança que merece a afirmação, atestação ou certificação de quem a fez em razão de ofício ou função pública que exerce.

Significa não conhecer a veracidade dos documentos públicos.
Você pode verificar que a Certidão de Nascimento foi carimbada e conferida Fé por meio de um tabelião (que assumiu a responsabilidade por esse ato).

A fé pública notarial é um princípio absoluto, não admitindo prova em contrário. A fé pública notarial pode ser ilidida em caso de comprovada fraude ou falsidade. O documento público faz prova não só da sua formação, mas também dos atos ou fatos que o tabelião declarar que ocorreram na presença de terceiros.

Pelo princípio da fé pública, o adquirente de boa fé fica protegido, estabelecendo a lei uma presunção juris et de jure em favor deste se o título alcançou o fólio real. Este é o sistema que permite a máxima eficácia da circulação da riqueza, em virtude da confiança que atribui ao adquirente.

A abertura de firma é o depósito em Cartório do padrão da assinatura de uma pessoa. O maior de 16 anos e menor de 18 anos pode abrir firma, desde que emancipado ou com a assistência do pai e da mãe (artigo 1.634, inciso V e artigo 1.690).

Racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação.