O que é fazer uma releitura de uma imagem?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, ressignificando ou homenageando uma obra anterior. É a criação de uma nova obra de arte a partir de uma referência artística anterior. O artista da nova obra confere um toque pessoal a obra anterior. A proposta não configura cópia ou falsificação.

A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das ideias estéticas do aluno. A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola.

Conforme o dicionário InFormal, a palavra releitura, se constitui como uma nova interpretação de uma obra de arte, pintura, escultura, peça teatral, literatura feita com estilo próprio, mas sem fugir ao tema original da obra.

Para fazer a releitura de uma obra de arte, algum elemento novo deve ser adicionado. Caso não haja algo diferente da obra original, a obra se torna uma cópia. O elemento não necessariamente precisa ser uma adição de significado. Muitas vezes a intenção das releituras é o humor.

Como fazer a releitura de um texto?

  1. Evidencie as características do texto original: nome de personagens, expressões marcantes, trocadilhos… ...
  2. Não esqueça dos créditos: utilizar elementos originais (e deixá-los em evidência no texto) não é suficiente. ...
  3. Seja criativo!

É cópia ou não é cópia? Releitura não é cópia, mas releitura quer dizer uma nova leitura mesmo, uma ação real sobre ou a partir do objeto, acrescentando, retirando, modificando, ou mesmo realizando-o doentiamente igual.

Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Em Arte, fazer uma releitura significa utilizar um ou mais dos elementos da obra para criar outra, assim permite reconhecer na releitura a obra original.

Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração.

Podemos definir a Releitura como uma nova interpretação de uma obra de arte, com um novo estilo, novos materiais ou técnicas, mas sem fugir do arranjo e tema da obra original.

As imagens não podem ser lidas de maneira linear, isto é, em apenas uma direção – no nosso caso, da esquerda para a direita. Um dos problemas da leitura linear é o hábito do “já li, não preciso reler”. Sempre é preciso reler porque sempre é preciso repensar.

A leitura das imagens pode se apresentar em três níveis:

  • Nível Instintivo: depende da percepção e é impulsionada por elementos emotivos. Notamos as cores, formas, expressões e emoções imediatas. ...
  • Nível Descritivo: depende da captação das primeiras informações. ...
  • Nível Simbólico: nesse nível é possível extrair o simbolismo.

Na releitura é possível conhecer obras de arte em profundidade e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade ao tentar recriá-las. Valorizar as produções infantis é valorizar o ser humano que aprende a interpretar e observar tudo ao seu redor.

A releitura de Obras de Arte na Educação Infantil tem como objetivo despertar o olhar das crianças para obras de diversos pintores famosos, promovendo o processo criativo de cada criança e possibilitando que elas expressem suas opiniões e desenvolvam a capacidade de pensar, falar e criar, tornando-se produtoras de arte ...

Nas aulas de Artes, ao usar como referência obras de artistas famosos, o ideal é estimular seus alunos a recriá-las. Além de imprimir uma marca pessoal ao trabalho, eles vão entender melhor o sentido da arte. Buscar inspiração em pinturas e esculturas famosas para criar uma obra é comum entre os artistas plásticos.

Como o próprio nome já diz, a releitura se trata de reler. Então, quando alguém se pergunta o que é releitura, basta entender que fazer uma nova leitura é interpretar a obra e adicionar a sua própria visão à ela.

quais são os critérios para identificarmos uma obra de arte

  1. Nome do artista, se conhecido; ou 'Anónimo'.
  2. Tema ou título da obra (sempre que conhecido).
  3. Local de produção.
  4. Data de produção.
  5. Localização actual (pode incluir cidade, museu, colecção, local público, etc.).
  6. Localização anterior (quando conhecida).

Em termos ideais, a “leitura” de uma obra implicaria que estudássemos alguns elementos como: Sua dimensão técnico-formal: os materiais utilizados e o tratamento de elementos (cor, desenho, luz, perspectiva, composição, etc.). Sua dimensão simbólica ou sugestiva.

São cópias "assinadas" com os nomes dos artistas originais, isto é, além de copiar ipsis litteris a pintura, o desenho ou a escultura, copia-se a assinatura do artista ou forja uma assinatura parecida com a original, procurando tratar-se da obra original.