O que é fazer uma releitura?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, ressignificando ou homenageando uma obra anterior. É a criação de uma nova obra de arte a partir de uma referência artística anterior. O artista da nova obra confere um toque pessoal a obra anterior.

De acordo com o dicionário, releitura é “a elaboração de uma obra tendo outra como base”. É, literalmente, reler algo produzido por outra pessoa, adicionando novas técnicas, interpretações e contexto.

Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Em Arte, fazer uma releitura significa utilizar um ou mais dos elementos da obra para criar outra, assim permite reconhecer na releitura a obra original.

A releitura de obras de arte clássica é um recurso usado para diversos fins; seja no aprendizado de técnicas de desenho e pintura, seja em homenagem ao autor original do trabalho, ou ainda, para fins de revisão de sentidos. É este último o mais interessante para análise.

Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração.

A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das ideias estéticas do aluno. A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola.

Como o próprio nome já diz, a releitura se trata de reler. Então, quando alguém se pergunta o que é releitura, basta entender que fazer uma nova leitura é interpretar a obra e adicionar a sua própria visão à ela.

Releitura não é cópia, mas releitura quer dizer uma nova leitura mesmo, uma ação real sobre ou a partir do objeto, acrescentando, retirando, modificando, ou mesmo realizando-o doentiamente igual.

O que é releitura? É desenvolver uma determinada obra a partir de uma nova interpretação, sem se desviar do contexto original. Um exemplo interessante de releituras que têm acontecido com mais frequência no mercado é a adaptação de games e livros para o cinema e streamings.

A releitura se difere do plágio, uma vez que fala sobre a interpretação criativa de uma determinada obra conforme os gostos do artista, onde são expressas as devidas referências ao autor, diferente do plágio, cujo praticante se apropria do trabalho alheio, fingindo-se de autor.

ato ou efeito de converter uma obra escrita em outra forma de apresentação, mantendo-se o gênero artístico da obra original e o meio de comunicação através do qual a obra é apresentada. (HOUAISS, 2001, p. 78). Sendo assim, o ato de reescrever uma obra literária está diretamente ligado à concepção de traduzir e adaptar.

O importante ao se trabalhar com releitura de obras de arte é criar algo novo, com um novo olhar sobre a obra. Deve-se estimular o aluno a observar e criar e a releitura é criar uma nova obra, baseada na anterior, com um novo olhar, por isso é que a obra se transforma.

Releitura é diferente de cópia. É uma obra inspirada em outra obra (interpretações de uma obra original) ou seja, é possível identificar a original na qual foi inspirada, portanto releituras estão livres de direitos autorais.

A releitura parte da percepção sensível de uma experiência livre, individual e significativa. A cópia, enquanto exercício, percorre outro caminho e não permite à criança vivenciar inteiramente sua natureza.

Nas aulas de Artes, ao usar como referência obras de artistas famosos, o ideal é estimular seus alunos a recriá-las. Além de imprimir uma marca pessoal ao trabalho, eles vão entender melhor o sentido da arte. Buscar inspiração em pinturas e esculturas famosas para criar uma obra é comum entre os artistas plásticos.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

A primeira releitura foi do pintor Dadaísta Marcel Duchamp em 1919, onde ele acrescentou um bigode e um cavanhaque em uma reprodução da Mona Lisa.

É a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico da imagem.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.