O que é fazer uma análise comparativa?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O que é análise comparativa? A análise comparativa é um método de pesquisa, coleta e análise de informações que envolve a comparação de dois ou mais processos, documentos, conjuntos de dados ou outros objetos para obter razões válidas na explicação de diferenças ou semelhanças.

Então, para começar a análise crie um roteiro dos passos que dará, realize uma leitura atenciosa do texto e separe os principais pontos positivos e negativos do assunto. Após o estudo do tema que você deverá analisar, tendo entendido os conceitos e ideias do caso é hora de começar a escrever o trabalho.

Já o comparativo tem a função de expressar uma característica ou qualidade de um substantivo, comparando-o com outro. Exemplo: Sally is stronger than Bob. (Sally é mais forte do que Bob.) *adjetivos cujas formas de comparativo e superlativo em inglês são irregulares, ou seja, não seguem uma regra de formação.

O que é um comparativo
O comparativo é uma maneira de utilizar um adjetivo ou um advérbio como forma de comparar duas coisas ou duas pessoas. Assim, podemos utilizar o comparativo para contrastar certas características dos sujeitos que fazem parte da frase comparativa.

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a algures. A palavra método pode referir-se a diversos conceitos. Por exemplo, aos métodos de classificação científica.

O que são métodos de pesquisa?

  • Pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. ...
  • Pesquisa quantitativa. ...
  • Pesquisa quali-quanti. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • Pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa de campo.

Este processo ajuda a analisar diversos concorrentes ao mesmo tempo e a abordar melhor o público-alvo.

  1. Elabore uma visão geral da concorrência. ...
  2. Faça uma pesquisa de mercado. ...
  3. Compare as características do produto. ...
  4. Compare o marketing do produto. ...
  5. Use a análise SWOT. ...
  6. Identifique a sua posição no panorama do mercado.

Análise consiste no exame detalhado sobre determinada matéria ou assunto, observando todos os pormenores que formam cada parte de um todo. Em suma, uma análise é o mesmo que um estudo detalhado sobre algo, podendo ser aplicada em diferentes áreas do conhecimento como forma de observar minuciosamente determinado tema.

Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.

- A análise está bem estruturada, com justificativas e argumentos adequados. - Um ponto questionado é se a conclusão escolhida se configura como uma das conclusões principais do artigo ou se é uma parte de uma conclusão maior e mais central (por exemplo, atributos importam, mas variam de um local para outro).

Uma análise crítica de um artigo científico é uma espécie de avaliação, com argumentos baseados na leitura do conteúdo do trabalho, analisando possíveis problemas, soluções, sempre com o objetivo de agregar valor à própria pesquisa.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

"O comparativo de igualdade forma-se antepondo ao adjectivo a forma contraída de tanto, tão - que pode também suprimir-se - e pospondo-lhe como: Esta garota é tão esperta como aquela. O vestido não era tão bonito como o da irmã.

Essa comparação pode ser de superioridade, colocando um acima do outro, quando um é mais alguma coisa do que o outro; inferioridade, colocando um abaixo do outro, um é menos alguma coisa do que o outro; ou igualdade, quando colocamos dois seres no mesmo nível, igualando-os.

Pode ocorrer também a comparação de duas ou mais características do mesmo ser. O grau comparativo estabelece inferioridade, igualdade e superioridade, subdividindo-se em grau comparativo de inferioridade, grau comparativo de igualdade e grau comparativo de superioridade.

Geralmente, é acompanhada de elementos comparativos (conectivos): com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece, etc. É muito comum o emprego da comparação na linguagem informal (coloquial) e nos textos artísticos, por exemplo, na música, na literatura e no teatro.

quanto ou como ; tanto mais... tanto mais; tanto maior.... tanto maior; tanto mais... tanto menos ; assim... assim ; menos... que ou do que ; menor... que ou do que ; maior... que ou do que ; melhor... que ou do que; pior... que ou do que."