O que é fazer jus ao nome?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Merecer algo ou esforçar-se muito por alcançar. Plural: juses. Origem etimológica:latim jus, juris, direito.

8 sinônimos de fazer jus a para 1 sentido da expressão fazer jus a: Ser merecedor de: 1 ser merecedor de, ser merecedor, ser digno de, ser digno, merecer, valer, ter direito a, requerer.

A forma correta de escrita da palavra é jus, com s final. A palavra juz, com z, está errada. O substantivo jus é usado maioritariamente na expressão fazer jus a, que indica o ato de ser merecedor de alguma coisa ou de se esforçar para merecer essa coisa.

fazer jus a
Plural: juses. Origem etimológica:latim jus, juris, direito. Plural: juses.

Fará vem do verbo fazer. O mesmo que: realizará, construirá, elaborará, criará, equivalerá, percorrerá, constituirá, preparará, gerará.

Súmula. Súmula 481- “ Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais.”

Que faça jus ao seu nome. May it live up to its name.

1 merece, vale, requer, é digno de, é merecedor, faz jus a.

1 indispensáveis, imprescindíveis, fundamentais, essenciais, básicos, vitais, primordiais, cruciais, capitais, basilares, precisos, inescusáveis, integrantes.

Realiza: 2 realiza, exerce, executa, efetua, efetiva, empreende, pratica, comete, desempenha, presta, consuma, formaliza, calcula, perpetra.

1 até agora, até este momento, até este tempo, até ao presente.

O advérbio just é usado para se referir a acontecimentos recentes, ou seja, situações que acabaram de acontecer. Em português, essa palavra pode assumir o sentido de “acabou de”.

“Fazer jus a” é uma locução verbal cujo significado remete a “merecer”, “ter o direito de”, “usufruir de algo”. Assim quando dizemos “Ela faz mesmo jus à fama de linda”, estamos passando a ideia de que a garota em questão merece mesmo ser chamada de linda, pois ela definitivamente é linda.

A palavra discrição também é originária do latim “discretione” e diz respeito à qualidade de alguém em ser discreto, reservado ou de agir com sensatez e modéstia.

RIP, ou R.I.P, é a sigla para "Requiescat in pace" expressão em latim que significa "descanse em paz", em português. RIP é um termo utilizado quando uma pessoa morre, e geralmente está escrito em lápides de países de língua inglesa.

Continuar lendo O que é Lex e jus?