O que é favela urbana?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Favelas são conjuntos habitacionais populares, construídos muitas vezes de maneira irregular, presentes nas cidades. No Brasil, mais de 17 milhões de pessoas vivem em favelas. As favelas são densos conjuntos habitacionais populares construídos de maneira informal nas áreas urbanas.

Favela é uma área degradada de uma cidade, caracterizada por moradias precárias, miséria e falta de segurança de posse, de acordo com a definição do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

Foi adotado em 2002 uma definição operacional que estabelece que uma favela/slum é uma área que combina as seguintes características: acesso inadequado à água potável; acesso inadequado à infraestrutura de saneamento básico e outras instalações; baixa qualidade das unidades residenciais; alta densidade e insegurança ...

Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), favela é um conjunto de domicílios com, no mínimo, 51 unidades, que ocupa, de maneira desordenada e densa, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e que não possui acesso a serviços públicos essenciais.

As favelas são resultado das desigualdades sociais e do grande número de pessoas que vivem em condições precárias de vida nas cidades.

Quanto ao tamanho, as favelas foram classificadas em: 1) pequenas, até cem domicílios; 2) médias, de cem a quinhentos domicílios; 3) grandes, acima de quinhentos domicílios.

As favelas geralmente são construídas nos subúrbios da cidade principal, de uma forma que elas passam a ser expansões da cidade.

Favelização é um fenômeno urbano caracterizado pelo surgimento e expansão das favelas. Entre as suas causas, estão o êxodo rural causado pela mecanização do campo, a industrialização, e o crescimento acelerado e desordenado dos centros urbanos.

O que é Favela:
Uma comunidade com todas os aspectos de um bairro, porém predomina o aspecto claro da dificuldade social e financeira.

No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.

favela da Rocinha

Rocinha: maior favela do Brasil
O destaque em tamanho e população fica com a favela da Rocinha, a maior favela do Brasil. Se fosse um município, a Rocinha seria mais populosa que 92% dos municípios brasileiros.

A partir dos resultados da pesquisa, concluímos que, de maneira maniqueísta e majoritária, a comunidade é concebida como o local da sociabilidade e da solidariedade, enquanto que a favela se apresenta como o lugar do caos urbano.

Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a favela do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, superou a Rocinha, no Rio de Janeiro e já é a maior reunião de domicílios subnormais do país.

Com o processo de favelização há acumulação de problemas urbanos, como a falta de infraestrutura, ausência de saneamento básico, perigos ligados a catástrofes naturais como escorregamentos superficiais de terra, alagamentos, soterramentos, etc.

9 sinônimos de favela para 2 sentidos da palavra favela: Conjunto de habitações populares: 1 morro, comunidade, bairro, gueto, maloca, musseque.

A comunidade sofre com o descaso das autoridades públicas. Cenas inconcebíveis como crianças andando em meio ao lixo, falta de água nas torneiras, esgoto sanitário a céu aberto e ausência de energia elétrica fazem parte da rotina das pessoas.