O que é fatura paga integralmente?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Se você não quiser que a dívida seja parcelada, o jeito é pagar a fatura integralmente. Caso contrário, o emissor do cartão vai definir as prestações e incluí-las nas suas faturas automaticamente. O que você pode escolher é a quantidade de parcelas ideal para seu bolso dentro do limite máximo oferecido.

Como funciona a fatura do cartão de crédito? Todo mês chega a fatura referente ao gasto do mês anterior. Todas as compras aparecem detalhadas na fatura, com valores e parcelas. A fatura deve ser paga até a data de vencimento, e quando isso ocorre o limite equivalente ao valor da fatura é restabelecido.

Na antecipação de faturas, a pessoa titular faz um pagamento antes da fatura do próximo mês fechar. Desse modo, o valor pago antecipado fica como um crédito, para abatimento na próxima fatura, como ocorre no estorno de cartão de crédito.

Caso você pague somente metade do valor, será cobrado o juros rotativo. Fazer isso consecutivamente, pode gerar o parcelamento automático da fatura. O limite é liberado conforme o pagamento da mesma.

Sim, você pode fazer compras no dia do fechamento da fatura tranquilamente. Todavia, com o que já falamos ao longo do texto, este é o pior dia para fazer compras no cartão de crédito. Se a sua fatura fecha no dia 27 e o vencimento é dia 05, você terá apenas 9 dias para fazer o pagamento.

As faturas são fechadas, geralmente, 10 dias antes do vencimento. Então, se a sua fatura fecha dia 10, provavelmente ela vence dia 20. Nesse caso, a melhor data para compra será um dia depois do fechamento da fatura, como já vimos.

O pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.

O que consta na fatura do cartão de crédito?

  1. Detalhamento dos valores de suas compras;
  2. Quantidade de parcelas;
  3. Datas da compra;
  4. Valor total da fatura;
  5. Valor mínimo que você poderá pagar;
  6. Data de vencimento;
  7. Taxas cobradas por atrasos no pagamento;

Geralmente essa data é uma opção feita pelo cliente, e é onde mostra até quando você deve fazer o pagamento. Total da fatura: É onde mostra o valor em reais (R$), do total de compras e parcelas a serem pagas no mês.

Ao antecipar parcelas, você paga mais na fatura atual, aumentando a % do CDI no rendimento do Spaces do mês seguinte. Antecipar o pagamento ou mudar a data de vencimento da fatura podem ser bons recursos de planejamento financeiro.

O vencimento da fatura é a data limite para que seu pagamento seja feito sem atraso. Se ela for paga depois dessa data estipulada, juros e encargos serão cobrados.

Os bancos podem demorar para compensar um boleto, porém são mais rápidos em avisar à CIP sobre o pagamento. Aí entra o Boleto Instant Check: ele consulta a base da CIP para verificar se o documento já foi quitado, se está em vencimento (ainda não pago) ou se já passou da data.

Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.

O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito? Ao deixar de pagar o valor total da fatura o consumidor passa a ser considerado inadimplente. Desta forma, ele poderá ter seu cartão de crédito cancelado e poderá ter seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Se você está sem grana para pagar o valor total da sua fatura, é possível fazer o pagamento mínimo, que é o menor valor que você pode pagar da fatura e não ficar em atraso com o banco. O mínimo da fatura é composto por valores definidos pelo seu banco, geralmente corresponde a 15% do valor total da fatura.

Atraso da fatura
Além disso, caso o pagamento não tenha sido efetuado em até 45 dias após a data de vencimento, as empresas podem solicitar a inclusão do nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito.

Se você alterou a data de vencimento da sua fatura recentemente, pode ter acontecido do ciclo da sua fatura ter fechado de uma forma que gerou duas faturas, já que um ciclo de fatura não pode ter mais que 45 dias e nem menos do que 15 dias.

Afinal, a data de vencimento é quando você precisa quitar o valor da sua fatura. No caso do termo “fatura aberta”, significa que ainda não foi fechado o valor daquele mês. Dessa forma, tudo o que for consumido, adquirido ou comprado ainda virá na próxima fatura.

O pagamento antecipado não aumenta o seu Limite Total disponibilizado pelo Nubank e pode ser realizado sempre que precisar fazer compras com valores maiores que seu Limite Disponível. Vale lembrar que usar o seu cartão com frequência nos ajuda a entender seus hábitos de uso e conhecer melhor suas necessidades.

Minha fatura vence dia 25 quando ela fecha? Sua fatura que vence no dia 25 tem o fechamento no dia 15, sendo assim, o melhor dia de compra é o dia 16, isso considerando o fechamento 10 dias antes do vencimento.