O que é fatura aberta valor parcial?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Basicamente, o valor parcial da fatura, também chamado de pagamento mínimo, é uma parte do total que você precisa desembolsar pra não entrar no time dos atrasadinhos aqui comigo.

O que é Parcial:
Um pagamento parcial corresponde a parte do valor total a ser quitado.

No caso do termo “fatura aberta”, significa que ainda não foi fechado o valor daquele mês. Dessa forma, tudo o que for consumido, adquirido ou comprado ainda virá na próxima fatura. Geralmente os bancos costumam “fechar” uma fatura de cinco a 15 dias da data de vencimento.

Os clientes podem fazer um pagamento parcial porque eles simplesmente não têm o dinheiro suficiente para pagar o total da fatura ou porque há uma contestação sobre um item na fatura.

O que significa fatura paga parcialmente? Uma fatura paga parcialmente significa que ainda não foi paga em sua totalidade, ou seja, ainda existe um valor a ser pago.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar.

Evita o endividamento
Se em um mês o seu dinheiro sobra, não há garantia que no mês seguinte aconteça o mesmo. Imprevistos surgem e, principalmente se você não tiver nenhuma reserva de emergência, pode acabar ficando apertado para quitar as faturas que seguem. Caso não tenha como fazer isso, pode acabar se endividando.

entenda o que são pagamentos parciais
Se até o vencimento você não realizar o pagamento total e caso não tenha utilizado o rotativo no mês anterior, os valores pagos depois do vencimento até o fechamento da próxima fatura serão considerados como valor pago e serão cobrados encargos sobre o período.

Muitos consumidores desejam saber se pagar conta com antecedência ajuda no Score. A resposta é não. É ótimo conseguir pagar com antecipação as contas, pois mostra que a organização financeira está em dia. Porém, especificamente para o cálculo do Serasa Score, pagar no dia do vencimento ou antes têm o mesmo efeito.

O jeito simples de parcelar o valor do crédito rotativo
Ao pagar um valor entre entrada mínima para parcelamento automático e o pagamento mínimo da fatura, o restante será parcelado automaticamente, com juros menores e prazos diferenciados*.

Quando identificamos um pagamento parcial da fatura que tinha um saldo em aberto do mês anterior, fazemos o parcelamento do débito restante com juros mais baixos que os do rotativo e os de atraso, como uma forma de atendermos a uma regulamentação do Banco Central do Brasil.

Realizar o pagamento antecipado da fatura, na grande maioria dos casos, não trará nenhuma redução no valor à ser pago. Ou seja, financeiramente não há nenhuma vantagem.

Quando a fatura fecha, pode comprar usando cartão? Muitos ficam na dúvida se é possível comprar mesmo depois que a fatura do cartão de crédito fecha. E a resposta é: sim, você ainda pode comprar no dia do fechamento da fatura ou após. Porém, esse processo só pode ser realizado se ainda existir limite disponível.

O valor negativo quer dizer que os créditos lançados na sua fatura foram maiores que os seus gastos no período. É o que ficou como crédito. Ou seja, sua fatura atual já está paga pelo crédito e ainda sobrou um valor que poderá ser usado na fatura seguinte.

Portanto, geralmente, se você pagar menos que o mínimo, ficará com o valor em aberto e cairá na inadimplência, com risco de ter o cartão cancelado e o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Parcelamento da fatura
Ele também organiza o pagamento do saldo do cartão, porém o seu limite total fica bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas. Resumindo, o limite total só é restituído após o parcelamento ser quitado.

O que consta na fatura do cartão de crédito?

  1. Detalhamento dos valores de suas compras;
  2. Quantidade de parcelas;
  3. Datas da compra;
  4. Valor total da fatura;
  5. Valor mínimo que você poderá pagar;
  6. Data de vencimento;
  7. Taxas cobradas por atrasos no pagamento;

Normalmente, quando você paga um valor maior que o valor da fatura isso resulta em um crédito para a fatura seguinte.

O que acontece se ultrapassar o limite do cartão de crédito
Pode acontecer também de ter a compra aprovada, mas com uma taxa de análise emergencial de crédito dependendo das regras da instituição financeira que concedeu o cartão.

Fatura atrasada
Nesse caso, você pagará juros (que podem ser a mesma taxa do rotativo ou do parcelamento) + 1% ao mês de mora. Taxa de mora é nada mais do que o juros por ter atrasado a fatura do cartão. Nesse caso, quanto mais tempo ficar sem pagar e quanto maior for a dívida, maior será os juros.

Ajuda a manter o limite de crédito: parcelar a fatura pode ajudar o cliente a manter o limite de crédito disponível, permitindo que ele utilize o cartão novamente no futuro. Evita endividamento excessivo: parcelar a fatura pode evitar que o cliente se endivide excessivamente, mantendo sua situação financeira saudável.