O que é fase demográfica 2?

Perguntado por: agarcia6 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 13 votos

2ª Fase. Na segunda fase da Transição Demográfica, a taxa de natalidade se manteve elevada enquanto a taxa de mortalidade apresenta uma queda. A combinação desses fatores levou à um grande crescimento populacional, que ficou conhecido como explosão demográfica.

Fase 1 (pré-transição)
No primeiro estágio da demografia global, taxas de natalidade eram altíssimas, mas também as de mortalidade. A sociedade pré-industrial, como chamou Notestein, possuía um crescimento populacional estagnado.

Fase 4 (ou pós-industrial): taxas baixas de natalidade e mortalidade. Taxas de fecundidade ficam abaixo da taxa de reposição populacional. Há aumento da proporção de idosos; encolhimento da população e necessidade de imigrantes para trabalhar nos empregos de mais baixo salário.

Fase 5: Na quinta fase há uma novidade histórica, pois, com a inversão das taxas de mortalidade e natalidade, a população passa a decrescer. Quanto maior for a diferença entre as duas taxas, maior será o decrescimento demográfico.

Na segunda etapa da transição demográfica ocorre um fenômeno conhecido como explosão (ou “boom”) demográfica. Ou seja, em um curto período de tempo a população cresce a níveis exponenciais.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica.

Estrutura demográfica é a classificação da população em grupos determinados e segundo certos critérios, tais como etnia (estrutura étnica), idade e sexo (estrutura etária) e ocupação profissional (população ativa e inativa).

Vem ver!

  1. fase da transição demográfica. Na primeira fase, a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade eram muito elevadas. ...
  2. fase da transição demográfica. ...
  3. 3ª e 4 ª fases da transição demográfica. ...
  4. fase da transição demográfica.

A demografia é uma ciência que, a partir da análise de dados e informações diversas, estuda as dinâmicas da população. A origem da demografia está atrelada à preocupação de especialistas em entender o comportamento da população mundial. A população é o número de indivíduos que ocupa um determinado espaço.

Resposta verificada por especialistas
a) Na fase 2 do crescimento demográfico, os fatores que influenciam são aumento da taxa da natalidade e a diminuição da taxa de mortalidade.

Teorias demográficas são também chamadas de teorias do crescimento demográfico. A primeira delas foi a proposta por Thomas Malthus, conhecida como malthusianismo.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

Vejamos: Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar.

A taxa de natalidade representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano. Exclui-se desse cálculo o número de crianças nascidas mortas ou que morreram logo após o nascimento. Esse indicador representa a relação entre o número de nascimentos e de habitantes de um determinado local.

O crescimento populacional ou crescimento demográfico é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais. Quais aspectos da população são o campo de estudo da Demografia?

O envelhecimento populacional é, hoje, um proeminente fenômeno mundial. Isto significa um crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários.

CRESCIMENTO VEGETATIVO E CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
O crescimento demográfico de uma determinada área está ligado a dois fatores: o crescimento natural e a taxa de migração. O crescimento vegetativo ou natural é a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade de um país.

A transição demográfica relaciona-se às variações nas taxas de mortalidade e natalidade em uma dada sociedade. Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais.

Portanto, a Região Sudeste é a mais populosa e mais povoada do Brasil, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados; Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.