O que é fariseu hipócrita?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

(Mateus 23:25–26) Os fariseus davam muita importância às ordenanças e ações exteriores, que lhes davam o ar de justos, mas não se preocupavam em ser realmente justos no coração. Por isso, Jesus chamouos de hipócritas.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Jesus disse oito vezes essa palavra em Mateus 23:13–16, 23–32 em relação aos escribas, fariseus e hipócritas. A cada vez, Ele explicou por que eles iriam sofrer.

Tinham grande influência pois eram os defensores dos valores morais dos “cidadãos de bem” da época. Arrogantes, os fariseus apontavam o dedo para os “impuros” (os que não cumpriam as regras religiosas). Eles foram os que mais criaram problemas para Jesus, pois criticavam-no como um errante.

Outro exemplo de alguém hipócrita é aquele que tem vontade de fazer alguma coisa, e critica as pessoas que fazem, mesmo que ele queira, apenas para diminuir os outros. Hipócrita também é uma pessoa dissimulada, demagoga, que finge ser algo que não é.

5 sinônimos de fariseu para 2 sentidos da palavra fariseu: 1 falso, dissimulado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 charlatão, fingido, hipócrita.

Além disso, os fariseus eram contrários ao culto exclusivo no Templo, eles ensinavam que o judaísmo devia ser vivido nas próprias comunidades, ou seja, nas sinagogas, através dos debates sobre os ensinamentos de Deus.

fariseia (nome feminino) -

Eles evitavam cumprir suas obrigações de cuidar dos pais idosos, declarando que seu dinheiro estava reservado como oferta a Deus, ou Corbã. Ao fazer isso, violavam o mandamento de honrar pai e mãe.

Nicodemos

Nicodemos é um dos chefes dos judeus e, como fariseu, é uma pessoa que conhece bem as Escrituras. Ele vai ao encontro de Jesus no coração da noite.

Em Lucas 18:9–14, Jesus contrasta um fariseu, obcecado por sua própria virtude, com um publicano saduceu , que humildemente, pede a Deus misericórdia.

Acreditando sempre que os judeus eram o povo escolhido de Deus, e que Ele comandava a sua História, os fariseus defendiam com unhas e dentes a tradição judaica, acdreditanto piamente que eram o povo escolhido e Deus cuidaria deles acontecesse o que acontecesse.

Pilatos soltou Barrabás, e entregou Jesus aos soldados para ser açoitado.

O fariseu colocou-se à frente dos outros para orar e agradeceu a Deus por ser melhor do que as outras pessoas. Disse que jejuava duas vezes por semana e pagava o dízimo. O publicano ficou de pé onde estava, abaixou a cabeça e orou, dizendo: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”

Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada. Na religião há vários exemplos de hipocrisia, no Novo Testamento, onde os hipócritas são lembrados em muitas passagens bíblicas.

Os escribas e fariseus da época de Jesus era assim também. Eles eram famosos por sua “justiça”. Eles calcularam que a Lei continha 248 mandamentos e 365 proibições, e tentaram obedecer a todos eles.

Coloque limites

  1. Tenha cautela a respeito das coisas que você conta da sua vida, e jamais revele segredos;
  2. Não dê espaço para que ela fale da vida de outras pessoas para você;
  3. Não dependa da pessoa para nada, e evite pedir favores;
  4. Não fale da vida de ninguém para essa pessoa.

O Profeta Mohammad SWS disse: “As quatro características do hipócrita são: 1- Quando lhe é confiado algo, burla. 2- Quando fala, mente. 3- Quando promete, não cumpre; e 4-Quando disputa, abusa (da complacência alheia).”