O que é falta de negligência?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Do latim “negligentia”, que expressa falta de cuidado, desatenção ou preguiça. Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém.

A negligência está caracterizada pela inação, inércia, passividade, conduta omissiva. O imprudente, por sua vez, é aquele que age sem a cautela necessária, e a imperícia, por fim, é falta de observância das normas, por ausência de conhecimentos técnicos necessários para a conduta praticada.

Negligência médica é caracterizada pela conduta omissa ou pela falta de precaução do profissional, na qual ele expõe o paciente a riscos desnecessários. Quando falamos sobre assuntos relacionados à medicina, a responsabilidade e prudência são requisitos ainda mais importantes, afinal lida-se com a vida das pessoas.

Física: caracterizada pela falta de alimentação, higiene ou cuidados básicos de saúde; Emocional: ocorre quando a criança ou adolescente não tem o suporte nem o afeto necessários para seu pleno desenvolvimento; Educacional: é aquela na qual os cuidadores não proporcionam o necessário para a formação intelectual.

A principal consequência da negligência é o fator de risco para ocorrência das demais modalidades de maus-tratos. Além de abrir portas para crimes mais graves, vivências crônicas de negligência geram uma série de consequências na formação de crianças e adolescentes, interferindo no desenvolvimento físico e emocional.

Inclui a não prestação de cuidados médicos básicos a criança ou adolescente, a falta de alimentação adequada e de higiene, o uso de vestuário impróprio ao clima ou em mau estado e as situações em que é deixada sem vigilância por períodos longos, o que aumenta o risco de acidentes domésticos.

A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes.

A punição compreende uma pena de prisão que pode ir de 8 a 16 anos. No entanto, quando a morte se dever a mera negligência do agente, a pena é de prisão até 3 anos ou de multa. No caso de a negligência ser grosseira, a pena pode ir até 5 anos de prisão (cfr. o artigo 137.º do Código Penal).

Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém. É o ato de depreciar, de não dar a algo o seu devido valor.

Com o suporte de um advogado especialista em direito médico e da saúde, será possível fazer uma análise concreta do caso, da viabilidade jurídica e da quantificação de quanto o paciente poderá pleitear em termos de indenização para reparação dos danos que tenha experimentado.

Um colaborador desidioso é aquele que trabalha com má vontade, que chega atrasado sem nem oferecer alguma justificativa, que não demonstra interesse por sua função dentro da companhia, entre outros. A negligência é um comportamento de grande risco dentro de uma organização porque pode se espalhar entre os funcionários.

Como saber se ocorreu negligência médica? A negligência médica só pode ser comprovada por meio da análise técnica e independente de documentos relacionados ao atendimento, tratamento ou procedimento realizados com o médico, sua equipe ou no estabelecimento.

É negligência do profissional de enfermagem esquecer o garrote no braço de uma criança(24). Outros exemplos de negligência são: descuido de material coletado de paciente, quebra de material hospitalar, não atendimento às solicitações do paciente, não manter a vigilância necessária do paciente, causando-lhe danos(5).

A negligência: refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários a pessoa idosa, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.

Para a especialista, a prática ainda pode ser definida da seguinte forma: “O ato de não cuidar da criança de maneira a não prover as necessidades básicas físicas, emocionais e psicológicas dessa criança. Diferentemente da violência física que traz consequências aparentes, a negligência é silenciosa.

Os canais de contato são o Disque 125, da Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca); os telefones da unidade de cada região e o Disque 100, telefone do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que encaminha o caso para o conselho tutelar mais próximo.

Falta de atenção; descuido, displicência, desatenção, desleixo, desmazelo, preguiça.

Negligência é o ato de agir sem tomar as devidas precauções, com descuido, sem atenção. O médico negligente é aquele profissional que age de forma omissa, com total descaso de seus deveres éticos com o paciente.

Uma mãe negligente não exige responsabilidade alguma dos filhos. Ela também não encoraja a independência deles. Em outras palavras, são mães frias, inacessíveis e indiferentes. Não dão estímulos afetivos necessários para o crescimento dos filhos.

A negligência caracteriza-se por um processo de ausência da satisfação das necessidades dos menores nomeadamente em cuidados de saúde, alimentação, segurança, educação, saúde, afeto, estimulação e apoio. Esta categoria de mau trato pode ser considerada intrauterina, física, emocional, escolar, mendicidade e abandono.

NEGLIGÊNCIA GRAVE: A FALTA DA EXACTA DILIGENTIA.