O que é falta de imperícia?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A imperícia é uma falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica. No caso, o indivíduo não leva em consideração o que conhece ou deveria conhecer, assumindo a ação sem aptidão para desenvolvê-la.

Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Um motorista que dirige em velocidade acima da permitida e não consegue parar no sinal vermelho, invadindo a faixa de pedestres e atropelando alguém, por exemplo, age com imprudência.

A imperícia acontece quando uma pessoa assume que tem conhecimento ou habilidade sobre determinada ação, sem realmente dominá-la, ou ao menos, ter o conhecimento mínimo sobre essa ação. Executando assim, essa tarefa, com erro ou engano, podendo causar acidentes graves.

Como vimos, a imperícia ocorre quando alguém que deveria dominar determinada técnica ou ter determinada habilidade não domina ou não tem. É o exemplo do médico que deveria tratar da unha encravada e amputa o dedo da pessoa sem querer: ele tinha a obrigação de saber como tratar a unha encravada.

Quais são as principais causas dos atos de imperícia? A falha humana é a maior responsável pelos atos de imperícia, uma vez que, há falta de conhecimento, despreparo, inaptidão, qualificação teórica ou prática, e mesmo assim o indivíduo opta por realizar tal atividade.

Na imperícia, faz sem ter a habilidade necessária, enquanto que na imprudência faz sem o cuidado devido. Já na negligência a atitude é omissiva, posto que o agente deixa de fazer algo que seguramente deveria fazer.

A Imperícia
Como por exemplo: Um Enfermeiro sem a especialização de Prática de Inserção de PICC realizar o procedimento, mesmo sem a aptidão técnica e comprovada por meios de documentos legais.

Em resumo, um enfermeiro perito criminal faz a junção da ciência da enfermagem com a prática forense. Com essa área de atuação, ele vai usar seu conhecimento técnico e científico para fazer valer a aplicação da lei, bem como dar acolhimento para a vítima de violência ou de seus agressores.

Para evitar a negligência, os gestores da companhia precisam primeiramente tornar mais eficiente o processo de contratação dos profissionais. É preciso analisar o histórico de cada candidato, para ver se ele já cometeu negligência ou erros graves em outras empresas.

2) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade; 3) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu.

A negligência é uma falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação. A imprudência consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções. Já a imperícia é a falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica.

Ser negligente é mostrar-se insensível, é não assumir a devida responsabilidade diante de situações que demandam certo cuidado e atenção. Ser negligente é uma característica daquele que é indolente, preguiçoso, inerte, daquele que se ausenta no momento de exercer suas obrigações.

- A imperícia é a falta de conhecimento técnico do motorista por falta de capacitação para realizar aquela manobra, sendo por inexperiência ou por falta de conhecimento.

É a modalidade de culpa decorrente da inaptidão técnica no exercício de arte, ofício ou profissão. Configura-se a imperícia quando o agente causa dano a outrem por falta de conhecimentos técnicos, isto é, por não possuir o conhecimento que deveria, em virtude de qualificação profissional.

É um erro médico que ocorre por falta de conhecimento teórico ou por incapacidade de realizar um determinado procedimento, causando danos ao paciente.

Lesão corporal culposa: o médico que, no exercício da profissão, ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem sujeita-se a pena detenção, de três meses a um ano do art. 129 combinado com o art. 18, II, ambos do CP.

Invista na qualificação profissional
Sabendo-se que negligência, imprudência e imperícia frequentemente têm alguma ligação com a falta de conhecimento ou até mesmo ausência de conscientização, nada melhor do que o investimento em qualificação profissional para mudar esse cenário.

Erros de enfermagem que caracterizam imprudência
Os exemplos mais comuns de imprudência são: antecipar o horário de um medicamento, deixar de administrá-lo no horário correto, ou ainda, administrar o medicamento erroneamente.

O crime culposo por negligência consiste em deixar de tomar determinado cuidado obrigatório antes de realizar determinada ação. Portanto, ao contrário dos crimes culposos por imprudência, o crime culposo por negligência ocorre sempre antes do início da conduta.