O que é falta de ética exemplos?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.

Jogar lixo na rua. Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

É o ato de respeitar e ter consideração ao próximo. O respeito faz a pessoa não ter atitudes perversas contra outra. A pessoa deve respeitar para ser respeitado.

Em casos assim, a falta de ética se mistura com a falta de humildade para aprender ou para reconhecer que não domina as competências necessárias para uma função. Portanto, ser um profissional ético é jamais mentir sobre suas próprias habilidades, até porque o maior prejudicado nesse caso é quem falta com a verdade.

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Cumprir horários, entregar o trabalho no prazo, dar o seu melhor ao executar uma tarefa e manter a palavra dada são exemplos de atitudes que mostram aos superiores e aos colegas que podem confiar em você. Por isso, nunca prometa o que não poderá cumprir.

Ética é uma disciplina da filosofia que busca entender o modo como o ser humano deve agir com base na análise da moral, dos hábitos e dos costumes de uma sociedade. Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum.

A palavra ética é derivada do grego ethos, que significa, "hábito", "comportamento", "modo de ser". A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional. Existem códigos de ética profissional que indicam os princípios fundamentais que orientam uma profissão.

Reflita sobre a sua própria fonte de ética.
O primeiro passo para incorporá-la em sua vida é pensar sobre a fonte de sua ética; muitas pessoas não possuem um código de ética explicito, mas adotam uma conduta (que segue bons conceitos ou não) de acordo com as ideias internalizadas e ao verem ações de outras pessoas.

Definição de Ética: O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são: A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta. Norma é cultural e temporal; valor é universal e atemporal.

Na Filosofia, a Ética não se resume a moral, mas busca fundamentação teórica e prática para o conhecimento do comportamento humano do interior de cada sociedade. Tem por objetivo o estudo desse comportamento para estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência harmoniosa dentro das sociedades e entre elas.

Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente. “Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.

Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. Ético refere-se à Ética, uma parte da filosofia que estuda os princípios morais que orientam a conduta humana.

A ética é um ato pensado, uma filosofia de vida para um comportamento individual que segue um código bom para todos. A moral é o conjunto de valores, costumes, regras, hábitos e convenções estabelecidas por cada grupo social, podendo ser ética ou não.

Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.

A falta de ética mais prejudica a quem tem menos poder (menos poder econômico, menos poder cultural, menos poder político). A transgressão aos princípios éticos acontece sempre que há desigualdade e injustiças na forma de exercer o poder. Isso acentua ainda mais a desigualdade e a injustiça.

Esse tipo de falta de ética gera a desunião da equipe e, em alguns casos, pode resultar até mesmo em pendências judiciais. Assédio moral, perseguições, bullying e preconceito, além de serem um sinal de falta de ética, podem se configurar em crime.

Há algumas atitudes essenciais que se aplicam a todas as atividades, como honestidade, sigilo, competência, prudência, humildade e imparcialidade. Há também outros pré-requisitos para ser um profissional ético, como veremos a seguir.