O que é falso paralelismo?

Perguntado por: urodrigues7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Atentemos, ainda, para o problema inverso, o falso paralelismo, que ocorre ao se dar forma paralela (equivalente) a idéias de hierarquia diferente ou, ainda, ao se apresentar, de forma paralela, estruturas sintáticas distintas: Errado: O Presidente visitou Paris, Born, Roma e o Papa.

O paralelismo é a relação de simetria no texto, seja em seu aspecto morfossintático, seja semântico. Ele estabelece nexo entre textos no plano linguístico, isto é, por meio dos elementos de coesão e coerência formalizados na escrita.

Sendo assim, ao analisar uma frase é possível identificar o uso do paralelismo quando há uma correspondência lógica entre as diferentes partes de um texto ou da oração. Isso quer dizer que, os paralelismos só ocorrem quando há semelhança entre duas ou mais palavras, termos ou ideias que possam ser comparadas entre si.

Entenda os paralelismos sintático, morfológico e semântico para escrever melhor. O paralelismo sintático, o morfológico e o semântico se referem à simetria nas estruturas do texto.

Para haver paralelismos, é necessário que haja correspondência e semelhança entre duas palavras, ideias, termos,… que possam ser comparadas entre si. O paralelismo manifesta-se principalmente em estruturas sintáticas e semânticas.

Abaixo seguem algumas expressões e conectivos que ajudam no estabelecimento do paralelismo.
...
quanto mais…tanto mais;

  • seja… seja;
  • quer… quer;
  • ora… ora;
  • não… e não/nem;
  • por um lado…, por outro;
  • tanto… quanto.
  • em primeiro lugar… em segundo lugar.

Agostinho, paralelismo (Gr. “lado a lado”) significa o fenómeno da aparente repetição das frases verificado em textos bíblicos.

Postulado das paralelas
Esse postulado, conhecido também como postulado de Euclides (300 a.C.), é a propriedade que caracteriza a Geometria Euclidiana. Duas retas distintas são paralelas quando são coplanares e não têm ponto comum.

O paralelismo é evidente apenas na segunda oração, pois há a relação equivalente (paralela) entre os comparativos. Nota-se que, no primeiro período, o verbo é dançar, enquanto no segundo o verbo é fazer. A estrutura é construída, a fim de atribuir um paralelo entre as habilidades da pessoa.

Utilizamos (//) como símbolo para indicar Paralelismo. Retas PARALELAS são retas coplanares que não possuem nenhum ponto em comum e todos os seus pontos estão a uma distância constante.

As cantigas de amigo são paralelísticas perfeitas / de paralelismo perfeito quando possuem as seguintes características: Cada estrofe é um dístico monórrimo (isto é, constituída por dois versos com uma só rima), seguido de refrão de rima diferente (o refrão pode também surgir intercalado nos dísticos.

Caracterizam-se pelas relações de semelhança existente entre palavras e expressões que se efetivam tanto de ordem morfológica (quando pertencem à mesma classe gramatical), sintática (quando há semelhança entre frases ou orações) e semântica (quando há correspondência de sentido entre os termos).

Os paralelos são, pois, linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos.

Para criar paralelismo semântico, é importante que se elimine aquilo que quebra o paralelismo, como uma palavra que não se encontra no mesmo campo semântico das palavras anteriores. O paralelismo semântico confere coerência e harmonia aos textos, tornando-os mais claros e compreensíveis.

A maior vantagem do paralelismo OU é o fato de que ele vem de forma natural e sem muito overhead.

Resumindo, a concorrência é multi thread executando sobre o mesmo processo. Já o paralelismo consiste em criar executar de forma de independente e ao mesmo tempo.

Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, como termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. O uso de estruturas com essa simetria sintática confere clareza, objetividade e precisão ao discurso.