O que é falar na terceira pessoa?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.

Falar consigo próprio na terceira pessoa, de forma silenciosa, enquanto atravessa momentos de grande stress, é uma forma eficaz de controlar as emoções, sem ser necessário recorrer a nenhum outro mecanismo de controlo emocional.

Adotar a perspectiva de terceira pessoa pode te ajudar a reconhecer o ponto de vista dele ou a aceitar os limites da sua compreensão do problema em questão. Ou imagine que você está pensando em trocar de emprego. Tomar essa distância pode te ajudar a mensurar os benefícios e os riscos da troca menos acaloradamente.

Nesse sentido, no tocante a pessoas do discurso, você é classificado como segunda pessoa. Já as pessoas gramaticais indicam qual flexão verbal adotar, qual pronome oblíquo utilizar entre outros. Assim, nesse tipo de classificação, você é enquadrado como terceira pessoa do singular.

A primeira coisa que você deve se perguntar ao escrever uma história em terceira pessoa é: “O quanto o meu narrador sabe sobre os meus personagens?” — ou melhor, o quanto você quer que seus leitores saibam e o quanto você quer deixar aberto a interpretação.

– Narrador na primeira pessoa: é quando o narrador participa ativamente dos fatos narrados, podendo ser ou não ser o protagonista da história. – Narrador na terceira pessoa: nesse caso, o narrador funciona unicamente como um observador da história.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

Use os pronomes corretos.
A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.

A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.

Isso porque é comum adultos usarem esse tipo de linguagem com crianças. Por exemplo, se dissermos a elas “A mamãe está cansada” ou “O papai não pode brincar com você agora”, é provável que elas repitam essa formulação ao falar sobre si mesmas, portanto, mudar esse aspecto pode ajudar.

A segunda pessoa gramatical é a pessoa a quem se fala, sendo o ouvinte, receptor ou interlocutor do discurso. No singular indica que há apenas uma pessoa a quem se fala (tu ou você). No plural indica que há pelo menos duas pessoas a quem se fala (vós ou vocês).

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

A primeira pessoa é a que fala de si própria, a segunda pessoa é a que é interpelada diretamente pela pessoa que fala e a terceira pessoa é a pessoa de quem se fala. Cada uma dessas pessoas pode ser uma (singular) ou várias (plural).