O que é face atípica?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

É o conjunto dos traços anatômicos mais a expressão fisionômica. Mesmo quando não há traços anatômicos ou expressão fisionômica para caracterizar um dos tipos de fácies, é importante identificar sinais indicativos de tristeza, ansiedade, medo, indiferença, apreensão. Olhos fundos, parados e inexpressivos.

Fácie Basedowiana: Observa-se exoftalmia e abertura acentuada das pálpebras associada a um quadro de magreza, com possível desenvolvimento de bócio. Fácie Lúpica: Há aparecimento de eritema malar e no dorso do nariz, também conhecido como asa de borboleta ou vespertílio.

Seguindo este modelo, a anamnese possui uma divisão clássica em sua composição, a qual se dá em identificação, queixa principal, história da doença atual (HDA), interrogatório sintomatológico (IS), antecedentes pessoais e familiares, hábitos de vida, condições socioeconômicas e culturais.

SOMATOSCOPIA ou ECTOSCOPIA: É a denominação que se dá à avaliação global do doente. É a primeira. etapa do exame físico, devendo ser Iniciada ao primeiro contato com o paciente. Seu objetivo é a obtenção de dados gerais (independe da queixa do paciente).

Que se faz sem dificuldade: trabalho fácil. Que é claro, simples; que não é difícil de entender: autor fácil. Repleto de tolerância, complacência; complacente, tolerante: indivíduo fácil.

Fáceis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Diagnóstico sindrômico
O raciocínio neurológico tem como base verificar se os sinais e sintomas apresentados pelo paciente indicam uma lesão de causa neurológica, ou seja, se enquadram-se em alguma das grandes síndromes da neurologia.

2.1 Definição de Abordagem Sindrômica
Essa abordagem consiste em incluir a doença dentro de síndromes pré-estabelecidas, base- adas em sinais e sintomas, e instituir tratamento imediato sem aguardar resultados de exames confirmatórios.

A doença de Cushing é a síndrome de Cushing que resulta de excesso de produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), geralmente secundária a adenoma hipofisário. Os sinais e sintomas típicos incluem face em lua e obesidade do tronco, hematoma fácil e pernas e braços finos.

Como fazer uma boa Anamnese?

  • 1ª Etapa — Identificação. ...
  • 2ª etapa — Queixa principal. ...
  • 3ª etapa — História da doença atual (H.D.A) ...
  • 4ª etapa — História médica. ...
  • 5ª etapa — Antecedentes familiares. ...
  • 6ª etapa — Hábitos.

Nessa parte, perguntamos nome, idade (data de nascimento), sexo, cor, naturalidade (onde nasceu), endereço (onde reside atualmente), estado civil (solteiro, casado/união estável, separado, viúvo), profissão, religião, escolaridade (ensino fundamental, médio, superior, etc; você pode perguntar “até que série/ano o sr(a) ...

Histórico de doença atual (HDA):
Depois de anotar a queixa principal do paciente, este é o momento de registrá-la usando os termos técnicos da sua área, pois o histórico de doença atual (HDA) é a parte mais importante da sua anamnese.

Avaliação do estado geral
Avaliação subjetiva do que aparenta o paciente, em sua totalidade: nível de consciência, fácies, fala, confusão mental, mobilidade, entre outros. O paciente pode estar em bom estado geral (BEG), regular estado geral (REG) ou mau estado geral (MEG).

EXAME FÍSICO GERAL – BEG, aaa, corado, hidratado. Cardio = BRNF sem sopros. Pulmonar = MV + sem RA. Abdomen = flácido, sem visceromegalias.

O diagnóstico do estado de hidratação pode ser feito mediante a avaliação clínica ou de alterações na massa corporal e nos marcadores sanguíneos e urinários. A avaliação clínica por meio do reconhecimento de sinais e sintomas é outra forma de avaliar a desidratação durante o exercício no calor.