O que é F 913?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) o transtorno desafiador opositivo é encontrado pelo código F 91.3 que é o Distúrbio desafiador e de oposição.

O CID F90.0 indica que o paciente apresenta Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), condição também conhecida por: Síndrome de déficit da atenção com hiperatividade.

O transtorno de oposição desafiante (TOD) é caracterizado por distúrbios do controle de impulsos e da conduta, e por comportamentos agressivos. Frequentemente é associado a outros transtornos, em especial ao transtorno de conduta (TC) e ao transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Importante ressaltar que os médicos procuram, geralmente, preocupar-se com a medicação como o primeiro passo no combate aos distúrbios que o TOD exerce no quesito comportamental da criança. A prescrição de medicamentos visa reduzir a agressividade e o excesso de raiva que atingem os pacientes.

“Esse transtorno leva a graves conflitos e dificuldades severas de relacionamento com pessoas que impõem regras e limites à criança, provocando crises extremas de raiva e reações agressivas verbais e/ou físicas”, explica Clay Brites.

O medicamento risperidona pode ser administrado uma ou duas vezes ao dia.

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.

Toda criança e adolescente pode apresentar comportamentos dessa ordem em alguma fase da vida. Por isso, o diagnóstico de TOD é feito quando os sintomas persistem por mais de seis meses e ocorrem em diversos ambientes.

Além de alterações de humor, os portadores de TDAH podem perder o interesse rapidamente pelas coisas e precisam de novidades para se sentir estimulados, revelando uma mistura de incapacidade em manter-se com energia e disposição suficientes para sustentar algo, ainda enfrentando a inquietude própria do transtorno.

Existem duas razões principais que podem desencadear comportamentos agressivos em pessoas com TDAH. Há um grupo de pessoas com TDAH que têm mais dificuldade em conter comportamentos impulsivos e emoções mais fortes. Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Pessoas com TDAH têm direito a algum benefício? Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno. Todavia, o portador pode solicitar o BPC/LOAS, um tipo de benefício assistencial pago pelo Governo, por meio do INSS.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...

Uma criança com TDAH apresenta dificuldade para prestar atenção seja qual for o assunto. Já uma criança com autismo, além de ter um tópico preferido, ela pode ter altos níveis de foco em atividades do seu interesse.

Os riscos da falta de tratamento adequado
Além disso, pode afetar o seu desempenho escolar e aprendizagem. Em alguns casos, o diagnóstico de TOD pode se agravar até desenvolver um transtorno de conduta, que é um quadro mais grave de transtorno de comportamento.

Você já ouviu falar em transtorno opositor desafiador (TOD)? Essa é uma condição em que crianças não respeitam regras e, constantemente, desafiam os adultos — que podem ser os pais, os professores ou familiares. Apesar de não ter cura, é possível que os pequenos recebam tratamento e tenham uma qualidade de vida melhor.

Continuar lendo